Em dois processos seletivos, são ofertadas 706 vagas para cursos de nível superior em dez municípios
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe inscrições em dois processos seletivos para graduação até terça-feira, 3. Foram abertas 706 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no segundo semestre letivo.
As inscrições acontecem na Página do Candidato. São diversas opções de cursos superiores, de bacharelado, licenciatura e tecnologia.
Por meio do edital n° 55/2021 são ofertadas 265 vagas remanescentes na graduação. O processo seletivo é aberto àqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2011.
Para concorrer, o candidato precisa ter obtido nota acima de zero na Redação e nas provas das demais áreas do conhecimento.
Metade das vagas se destina àqueles que cursaram o todo o ensino médio em instituições públicas de ensino. Das vagas reservadas, pelo menos 50% delas são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior um salário-mínimo e meio per capita.
A reserva é garantida ainda aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, bem como às pessoas com deficiência, respeitando a proporção para o Mato Grosso do Sul no último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Todas as informações precisam ser prestadas no ato da inscrição. Ao escolher o sistema de ingresso por reserva de vagas, o candidato deverá escolher a faixa de renda per capita em que se enquadra e, posteriormente, escolher se opta por se autodeclarar preto, pardo ou indígena.
A seleção será feita com base na nota total mais alta alcançada pelo candidato nas edições do Enem realizadas a partir de 2011.
Portador de diploma, transferência e reingresso – Já através do edital n° 53/2021 são oferecidas 441 vagas para portadores de diploma, transferências (internas e externas) e reingressos. Os interessados em participar devem estar atentos à documentação necessária para inscrição.
A oferta se destina a públicos distintos, de acordo com a formação ou situação do candidato:
- portador de diploma – é a forma de ingresso de estudante com curso superior concluído no IFMS ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
- reingresso – destinado a estudantes do IFMS que deixaram de frequentar o curso nos cinco anos anteriores a este edital;
- transferência externa – forma de ingresso em que o aluno, matriculado no IFMS, pretende transferir-se para outro campus da própria instituição ou em que o estudante, matriculado em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo MEC, deseja transferir-se para o IFMS.
- transferência interna – é a forma de ingresso em que o estudante matriculado na instituição tem a intenção de transferir-se para outro curso no mesmo campus.
A seleção será feita por meio da compatibilidade entre o conteúdo programático do curso em que se pretende ingressar com as unidades curriculares já cursadas na instituição de origem (transferências e portador de diploma) ou pelo coeficiente de rendimento (reingresso).
Mais informações estão disponíveis no site do Instituto Federal: www.ifms.edu.br.
Assessoria de Comunicação Social do IFMS