Durante todo o mês, várias ações foram promovidas pela Cidade, entre elas palestras realizadas por professores que incentivaram a produção de trabalhos relativos ao tema
O mês alusivo ao Agosto Lilás se findou, porém o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher continua com a reflexão das alunas Juliana Amaral Trindade, da Escola Estadual “Afonso Pena” e Lana Vitória L. Santos, da Escola Bom Jesus feita por meio de uma redação sob o assunto.
A Campanha, realizada durante todo o mês de agosto por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em parceria com a CRE 12 – Coordenadoria Regional de Educação a divulgação da Lei Maria da Penha, tinha como principal objetivo fomentar à comunidade o desenvolvimento de uma consciência pautada na igualdade de direitos e estimulando a convivência em comum.
Durante todo o mês, várias ações foram promovidas pela Cidade, entre elas palestras realizadas por professores que incentivaram a produção de trabalhos relativos ao tema.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosires Magalhães, trabalhos como estes em Escolas Estaduais não só promovem a divulgação da Lei Maria da Penha, como trabalham a importância dos meios de combate à violência (seja física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual) com a mulher, crianças e adolescentes.
“Precisamos cada vez mais trabalhar a divulgação da rede de proteção à mulher em situação de violência e trabalhos como estes informam as nossas crianças e jovens quais são os canais de denúncia (disk 100, 180 ou 190). Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio apresentaram vários tipos de trabalhos através de vídeos, cartazes, desenhos e redações e ficamos muito orgulhosos do resultado”, disse.
As redações das alunas Juliana e Lana são uma representatividade dos muitos trabalhos realizados em sala de aula durante a Campanha Agosto Lilás e podem ser conferidas clicando abaixo.