19.1 C
Três Lagoas
domingo, 6 de outubro de 2024

População de Três Lagoas acende alerta para covid e H3N2, mas secretaria de saúde acalma e diz ter testes nas unidades de saúde

Ontem (3), o primeiro boletim epidemiológico Covid de 2022 registrou 248 novos casos de Covid em Mato Grosso do Sul; em Três Lagoas foram 35 novos casos

Após informações de que Três Lagoas não estava tendo testes de covid nem na rede particular, a população acendeu o alerta de um possível novo surto neste início de 2022.

Nas redes sociais, uma internauta postou a seguinte mensagem: “Se cuidem, Covid, disparou em Três Lagoas, nem material para fazer teste particular no Hospital Auxiliadora tem, acabei de sair de lá com minha filha e não teve como realizar o teste, a informação foi que esgotou segunda-feira”.

Diante da mensagem, o Perfil News buscou se informar.

A assessoria do Hospital Auxiliadora destacou, no entanto, que não procede à informação da falta de testes no momento e que passaram a informação errada no final de semana.

Ao diretor do site, a secretária de saúde de Três Lagoas, Elaine Furio destacou que nas unidades de saúde também tem o material necessário para realização de testes da covid.

Além disso, os números de casos na cidade seguem sob controle, com tendência de alta.

Ontem (3), o primeiro boletim epidemiológico Covid de 2022 registrou 248 novos casos de Covid em Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas, o boletim apontou 35 novos casos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) no primeiro dia do ano foram 110 novos casos, e nesta segunda-feira (03) mais 138 confirmações. 

O ano também começou com registro de três óbitos, sendo dois deles ocorridos em 2022, um no dia 1° no município de Corumbá, e outro no dia 2 de janeiro em Aral Moreira.

O outro registro é de uma paciente que residia em Campo Grande que faleceu no dia 31 de dezembro. 

H3N2

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Setor de Vigilância Epidemiológica, informou que foram registrados 03 casos de Influenza H3N2 no município.

O subtipo H3N2 do vírus influenza está provocando surtos atípicos de gripe em dezenas de cidades brasileiras, depois de promover uma epidemia no Rio de Janeiro. 

Em Mato Grosso do Sul, já foram confirmados 4 óbitos pela nova variante.

O alerta é para que toda população, acima de 06 meses, que não tomou a vacina contra a gripe Influenza na campanha de 2021, receba o imunizante neste começo de 2022.

A Secretária de Saúde, Elaine Fúrio, destaca que a vacinação contra a Influenza continua diariamente em todas as Unidades de Saúde dos bairros do município.

“Qualquer pessoa acima de 06 meses de vida pode receber a vacina, porém, exclusivamente as que NÃO foram imunizadas em 2021. As pessoas devem se precaver e se imunizar o quanto antes para não termos o risco de um surto semelhante ao da Covid-19. Os postos de saúde estão com essas doses disponíveis em horário de atendimento”, esclarece.

A infecção causada pelo H3N2 gera sintomas respiratórios clássicos, dá um mal-estar intenso e é mais perigosa para idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.

Mesmo diante da nova preocupação, a secretária reitera a necessidade das vacinas contra o coronavírus.

“Reforçamos, ainda, que a vacinação contra a COVID-19 segue para todas as pessoas de 12 anos para cima e que há necessidade de se completarem as 3 doses para garantir uma imunização completa e manutenção do baixo índice de casos no município”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.