27.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de outubro de 2024

SESI oferece curso de primeiros socorros nas escolas em Mato Grosso do Sul

O treinamento de primeiros socorros nas escolas não tem o objetivo de formar especialistas em primeiros socorros. São noções básicas de como proceder até que a ajuda especializada chegue ao local

Não é de hoje que segurança e saúde no trabalho são primordiais no segmento industrial para proteger a vida de todos. No entanto, nos ambientes escolares esse tema ainda é novidade. Escolas são ambientes complexos, que recebem diariamente centenas de crianças, jovens e adultos. Incidentes podem ocorrer, como quedas, cortes, engasgo, convulsões ou desmaios. Cabe à comunidade escolar estar devidamente preparada para proceder de modo ágil e correto diante dessas ocorrências.

Uma lei federal determina a que professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação infantil e básica façam capacitação obrigatória em noções básicas de primeiros socorros. A Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018) foi criada a partir de um trágico evento que vitimou o aluno Lucas Zamora, de 10 anos de idade, no interior paulista. A criança se engasgou com o lanche durante um passeio escolar. A comoção popular com a tragédia despertou uma série de questionamentos e debates sobre a proteção das crianças em ambiente escolar.

SESI oferece curso de primeiros socorros nas escolas em Mato Grosso do Sul

Curso de capacitação em primeiros socorros

O SESI é referência em segurança e saúde do trabalho em Mato Grosso do Sul. A instituição conta com especialistas nas mais diversas áreas, com atualização técnica permanente. Se sua escola precisa desenvolver noções de primeiros socorros a crianças em situação de emergência, o SESI pode ajudar.

Dentre os assuntos abordados estão desengasgo de crianças, massagem cardiorrespiratória, procedimentos em casos de convulsões, limpeza de ferimentos, dentre outros assuntos. O SESI realiza o treinamento de primeiros socorros nas escolas, inclusive para turmas abertas, com carga horária de 8 horas nas modalidades semipresencial ou presencial.

O coordenador de treinamentos em SST (Saúde e Segurança do Trabalho do SESI), Bráulio Cerqueira, frisa que o curso oferece instruções básicas para auxiliar em casos de emergência. “O treinamento de primeiros socorros nas escolas não tem o objetivo de formar especialistas em primeiros socorros. São noções básicas de como proceder até que a ajuda especializada chegue ao local”, afirma.

Os benefícios da capacitação vão muito além do cumprimento da legislação. “Não se trata apenas de garantir que uma lei está sendo cumprida. O que importa é a preocupação, o cuidado, a atenção, o carinho, o altruísmo, a salvaguarda da vida humana, portanto, tem a ver com os valores e princípios que a própria escola ensina”, argumenta Bráulio.

Serviço – Interessados em fazer o curso “Noções Básicas de Primeiros Socorros nas Escolas” podem procurar uma unidade do SESI mais próxima. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 723 7374 ou pelo site https://www.sesims.com.br/produto/113/curso-nocoes-basicas-de-primeiros-socorros-nas-escolas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.