Empresas investiram ainda mais em seus canais digitais e parcerias com marketplaces para a venda dos produtos
Por Larissa Féria
A poucos dias da Páscoa, que será comemorada no dia 17 de abril, as indústrias de chocolate já produziram cerca de 9 mil toneladas de produtos para a data, o que demonstra uma leve recuperação e crescimento da produção comparado a 2020, que girou em torno de 8,5 mil toneladas, segundo dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas).
Para atender o período, que se iniciou em meados de agosto de 2021, devem ser gerados 8.518 empregos temporários em fábricas e em pontos de venda, dos quais 31% destinados a empregos diretos e 69%, indiretos.
Serão oferecidos 399 produtos de Páscoa para a data, sendo 150 lançamentos exclusivos. “As indústrias estão sempre procurando trazer novidades e inovações para os consumidores, acompanhando muito de perto a evolução do perfil do público-alvo e mudança de comportamento para atender suas preferências e necessidades”, afirma Ubiracy Fonsêca, presidente da Associação.
Embora não comente sobre expectativa de venda, Fonsêca destaca que, neste terceiro ano da data com o cenário de pandemia, as empresas investiram ainda mais em seus canais de venda online, parcerias com marketplaces e aplicativos de entrega para a venda de seus produtos.
“O novo perfil do consumidor prioriza o conforto, a rapidez e o cuidado no recebimento do produto. Ele hoje sabe utilizar muito bem o ponto de venda físico juntamente com o e-commerce e os serviços de delivery. Esse hábito deve se manter, podemos dizer que o comportamento do consumidor tende a ser híbrido daqui para frente”, diz.
Fonsêca reforça que o consumo de chocolates nesse período não se limita somente aos ovos de Páscoa, os consumidores buscam também toda a linha de produtos, o chamado mix, adquirindo ovos de Páscoa junto com os produtos regulares.
Segundo pesquisa Kantar, no ano de 2020, a data atraiu mais de 26 milhões de lares que compraram entre produtos regulares e ovos. De modo geral, entre março e abril de 2020, os ovos de Páscoa e chocolates regulares atingiram quase 49% da população no Brasil. (Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, cesta FMCG In Home, ano 2020).
Ações programadas
A Lacta, que completa 110 anos em 2022, apresenta o seu portfólio para a data. Os ovos da linha tradicional ganharam nova embalagem: Lacta Sonho de Valsa (277g e 357g), Lacta Diamante Negro (176g e 300g), Lacta Oreo (257g), Lacta Ouro Branco (359g), Bis ao leite (318g), Lacta Laka (175g), Lacta Diamante Negro e Laka (500g), Lacta ao Leite (170g com nova receita) e Lacta Favoritos (560g com nova receita).
Pensando em maior valor agregado e seguindo a tendência de produtos indulgentes, a marca aposta nos ovos Tripla Camada nos sabores Oreo, Avelã e Cheesecake de Morango.
Entre os lançamentos estão ovinhos recheados nos sabores Oreo e Lacta Diamante Negro. Na linha infantil, o Ovo Barbie contará com uma boneca que possui três opções de asas, e o Ovo Hot Wheels acompanhará um carrinho com rodas que brilham no escuro.
Outro projeto importante da marca para a Páscoa 2022 é a volta do assistente virtual Coelhinho da Páscoa, um canal direto e rápido no WhatsApp, que tem como uma das principais funcionalidades ajudar o usuário a escolher o presente de Páscoa.
“Em 2022 a Mondelez fortalece sua estratégia de e-commerce com foco total nas jornadas de compra, na experiência do consumidor e em posicionar o nosso portfólio na categoria de presenteáveis. Com isso, nossas maiores apostas foram um site engajador, inovações com o metaverso e proximidade com o usuário via chatbot. Estamos otimistas para oferecer a melhor experiência aos nossos consumidores e apoiá-los nas compras de Páscoa”, comenta Theo Vieira, diretor de e-commerce da Mondelēz Brasil.
Experiência dos consumidores
Já a Bauducco trará um portfólio exclusivo, que une as tradicionais Colomba e Chocolomba a um mix de produtos como o Choco Biscuit Tube, os Pães de Mel e o Chocottone Bites.
Para aperfeiçoar a experiência completa dos consumidores e ampliar a visibilidade da marca nos pontos de venda durante a Páscoa, a Bauducco aposta em ativações por canal no varejo e no atacado.
“Para esta Páscoa, investimos em ações promocionais e materiais de ponto de venda diferenciados para a ativação dos diversos tipos de loja, além de uma ambientação especial para o canal atacadista. Trouxemos uma decoração lúdica, que vai da entrada da loja até a gôndola, incentivando o consumidor durante toda a sua jornada”, explica Rogério Pires, gerente nacional de Trade Marketing da companhia.
Parceria
A Mauricio de Sousa Produções renovou a parceria com a D’elicce, marca própria da Americanas, para lançar três opções da linha Turma da Mônica: o tradicional ovo de Páscoa, com 80 g, virá acompanhado de tatuagens da Turma da Mônica Clássica; ovinhos de chocolate ao leite com embalagens de 84 g cada, estampadas com os personagens do Bairro do Limoeiro; e um ovo de 90 g que acompanha uma divertida lancheira da Turma da Mônica Toy, disponível nos modelos da Mônica, Cebolinha e Sansão.
Os ovos serão vendidos exclusivamente no app, site e nas mais de 1.800 lojas físicas da Americanas espalhadas pelo País.
No varejo
Além das marcas, os varejistas se preparam para aproveitar a data. O Assaí lançou a campanha “Assaí e você. Juntos na Páscoa”, que traz ações especiais para ajudar micro e pequenos comerciantes, transformadores e consumidores finais a se planejarem e a comprarem com mais economia.
Até o dia 17 de abril, os produtos sazonais da data (como barras de chocolate para confeitaria, colombas, Ovos de Páscoa, bacalhau, azeites e vinhos), poderão ser parcelados em até quatro vezes sem juros em qualquer uma das 215 lojas do Assaí no Brasil. Para obter o benefício do parcelamento, a compra deve ter o valor mínimo a partir de R$ 20.
Em parceria com a Hershey, o Assaí lançou um programa gratuito de videoaulas, o Receitas para Saborear e Lucrar!, com receitas exclusivas de produtos variados para a data e que são fáceis de comprar e de fazer. O programa é dividido em quatro videoaulas, todas assinadas pela chef chocolatier e embaixadora da marca de chocolates Solange Piagge, e são disponibilizados no YouTube do Assaí.
Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil