28.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Defesa vai reforçar pedido de teste da urna em condições reais

Ideia é realizar o teste nos locais de votação, simulando as condições reais da eleição, inclusive com coleta de biometria

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, fará novo apelo ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, para realizar um teste de integridade das urnas eletrônicas nos locais de votação, incluindo coleta de biometria.

Atualmente, os testes são feitos em ambientes controlados nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) no dia da eleição, mas a suspeita é que, caso haja algum software malicioso instalado nas urnas, esse programa pode ser capaz de identificar que se trata de um teste de integridade e não da eleição de fato. Por isso a insistência de simular as condições mais próximas possíveis do pleito.

O TSE ampliou o número de urnas avaliadas de 100 para 600 e os técnicos das Forças Armadas consideraram que a participação dos eleitores no dia da votação é essencial para garantir a segurança do sistema, com o uso da biometria.

Segundo os militares, além de emular as condições de uma votação real, a participação popular ajudaria a descartar quaisquer dúvidas que ainda possam existir sobre as urnas eletrônicas e a segurança das eleições.

Entretanto, a biometria seria usada apenas para destravar o sistema e os testes seguiriam feitos pelos técnicos, sem que o eleitor seja convidado a votar novamente.

Por Diário do Poder

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.