24.3 C
Três Lagoas
sábado, 20 de julho de 2024

Ex-comandante do 5º GBM faz alerta de prevenção para evitar ocorrências de afogamento

Infelizmente neste final de semana ocorreram duas mortes por afogamento em Três Lagoas.  Equipes de buscas do 5º GBM tiveram que se revezarem nos rios Paraná e Sucuriú para localizar os corpos das vítimas

Situada na região turística Costa Leste, Três Lagoas faz divisa com São Paulo e é um dos portais de entrada de Mato Grosso do Sul, estado que possui 65% da área do Pantanal. Conhecida como a “Cidade das Águas” é uma das principais cidades do Estado, banhada pelos rios Sucuriú e Paraná, cercada por atrativos naturais.

Ex-comandante do 5º GBM faz alerta de prevenção para evitar ocorrências de afogamento

O município experimenta o crescimento do turismo nos últimos anos, setor responsável pela geração de empregos, renda e inclusão social. Praias de água doce, pousadas, porto, balneário municipal e lagoas estão entre os atrativos turísticos que fazem de Três Lagoas um lugar único.

Além das condições naturais, o município dispõe de infraestrutura para agradar e receber bem os visitantes. A Cidade das Águas oferece esportes náuticos e eventos típicos que salientam ainda mais as suas qualidades turísticas, mas apesar das várias opções para a pessoa conseguir curtir um dia se refrescando, é preciso se atentar com o perigo.

Neste último final de semana, infelizmente, duas pessoas morreram afogadas na cidade e sobre esse assunto a reportagem do Perfil News conversou  com o ex-comandante do 5º GBM de Três Lagoas, Coronel Leandro Arruda que fez um alerta para que a população, não só de Três Lagoas, mas de todo Estado, para que se atentes aos riscos e prevenções e assim evitar tragédias.

“Ocorreu em Três Lagoas, no extremo leste do Estado alguns casos de afogamento. Em períodos de calor, mesmo que não seja durante o verão, existe uma procura maior por rios e balneários. Três Lagoas é favorável a esportes náuticos e procura por rios, então é muito importante as pessoas tomarem cuidados mínimos antes de realizarem este tipo de atividade”.

ATENÇÃO REDOBRADA COM AS CRIANÇAS

Uma das questões é conhecer bem o local onde se banhar, não consumir bebidas alcoólicas e esperar para entrar na água após as refeições. No caso das crianças a atenção deve ser redobrada, principalmente em brincadeiras. Os bombeiros também orientam que as pessoas utilizem equipamentos de segurança como boias, coletes salva-vidas, pranchas ou qualquer outro material flutuante.

Ex-comandante do 5º GBM faz alerta de prevenção para evitar ocorrências de afogamento
Leandro Arruda

“Se for em uma embarcação, recorra a coletes salva-vidas, independentemente se a pessoa sabe nadar ou não, ele é como um acessório de emergência que pode ser acionado. Às vezes o cidadão pode ter uma câimbra ou um mal-estar e com o colete ele consegue flutuar e salvar a sua vida. O uso excessivo de bebida alcoólica e alimentação também é algo que pode prejudicar. Isto é extremamente perigoso, a pessoa pode ter uma congestão, mal-estar e desmaios”, alertou.

As crianças são as que mais se divertem nessa época do ano. Mas antes de se jogar na água, é preciso tomar alguns cuidados, porque uma distração dos pais pode terminar em afogamento. O comandante também alerta sobre a importância de realizar atividades aquáticas sempre em grupos.

“É importante sempre procurar locais com salva-vidas para se divertir. Realizar as atividades em grupos também pode salvar a sua vida. Tenha sempre alguém por perto auxiliando. Procure fazer em grupos para que um cuide o outro. Lembrando que com crianças devemos ter um cuidado especial. Elas gostam muito de água e podem se afogar em locais rasos”, destacou.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.