25.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Deputados federais precisam de mais de 164 mil votos para elegerem, enquanto o estadual 56.832; analise as chapas

A sensação é que mais da metade da bancada de 8 deputados será escolhida por meio de sobras partidárias

A praticamente 15 dias das eleições de 2022, os partidos e candidatos estão correndo contra o tempo para tentar buscar um cargo nas disputas que estão acirradas. Neste ano, partidos de Mato Grosso do Sul precisarão de 56.832 votos para eleger um deputado estadual e um deputado federal vai precisar de 164.783 votos válidos para se eleger.

PLENÁRIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO DO SUL TERÁ NOVA COMPOSIÇÃO DE PARLAMENTARES EM 2023

Deputados federais precisam de mais de 164 mil votos para elegerem, enquanto o estadual 56.832; analise as chapas

O cálculo acima levou em conta a estimativa que o Estado terá 1.363.958 de votos válidos para deputado estadual e 1.318.266 votos válidos para deputado federal. O quociente eleitoral de 2022 foi calculado com base nos votos válidos de 2018, quando o Mato Grosso do Sul registrou 1.283.007 de votos para deputado estadual e 1.240.027 de votos para deputado federal, restando um quociente de 53.459 votos para estadual e de 155.003 votos para federal.

PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS AGUARDANDO NOVO COMPOSIÇÃO DA BANCADA DE MATO GROSSO DO SUL

Deputados federais precisam de mais de 164 mil votos para elegerem, enquanto o estadual 56.832; analise as chapas
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Com base na necessidade de se obter 164.783 votos para eleger um deputado federal, a sensação é que mais da metade da bancada de 8 deputados será escolhida por meio de sobras partidárias, já que sem coligação, poucos partidos conseguirão os 164.783 votos necessários.

CHAPAS

Futuramente será possível realizar uma análise na chapa do PT, por exemplo, candidatos a deputado federal: Luigi, Professora Iara, Camila Jara, Elias Ishy, Grazi Soares, Jaime Teixeira, Vander Loubet, Ana Domingues e Eloíldo Gama terão uma difícil missão, levando em conta que o mais votado em 2018 recebeu 55.970 votos.

Deputados federais precisam de mais de 164 mil votos para elegerem, enquanto o estadual 56.832; analise as chapas

Aparentemente única chapa com capacidade para eleger dois deputados federais, o PSDB, vai para a disputa com os seguintes nomes: Beto Pereira, Bia Cavassa, Coronel Neidy, Dagoberto Nogueira, Cassiano Maia, Geraldo Resende, Keliana Fernandes, Pastora Dani e Professor Juari. Ainda assim, para não precisar de sobras teria que sair das urnas com quase 330 mil votos. Neste cenário, o ex-pedetista Dagoberto Nogueira teria que torcer para a chapa tucana superar a marca dos 400 mil votos. Desta forma, ele conseguiria ‘pegar carona’ na terceira vaga por meio do sistema de sobras partidárias.

MDB

Analisando a chapa do MDB com os candidatos a deputado federal, Coronel Katia, Dr. Antônio Cruz, Laudir Munaretto, Lourdes Monteiro, Marisa Rocha, Waldemir Moka, Professora Zu e Tatão. Se está difícil para o MDB, o que dizer do Avantes com essa chapa: Débora Montania, Joseane Garcia, Mamuth, Professor Flodoaldo, Rosangela do Proceve, Sargento R. Santos e Taino. Os nomes precisam de 164.783 votos necessários. Acredita que seria possível?

Deputados federais precisam de mais de 164 mil votos para elegerem, enquanto o estadual 56.832; analise as chapas

REPUBLICANOS E PROGRESSISTAS

A mesma pergunta cabe ao Republicanos que vai tentar levar 164.783 votos com essa chapa: Chiquinho Assis, Enfermeira Cida Amaral, Gilmar Da Cruz, Israel Terra, Malu da Juliano Varela, Manoel Rodrigues, Saulo Batista, Suelen Pascoal e Wilton Acosta.

Algumas legendas, como o Partido Progressista, por exemplo, acreditam que terão os 164.783 votos necessários para eleger um direto e ainda brigar para fazer o segundo na sobra. Veja a chapa do PP e análise: Dr. Eudélio, Dr. Luiz Ovando, Dra. Sirlei Ratier, João Resende, Lu Azambuja, Márcio Araguaia, Prof. João Rocha, Subtenente Edilaine e Walter Carneiro Júnior.

PARTIDO LIBERAL

Quem sonha o mesmo sonho é a chapa do Partido Liberal. Veja os nomes e avalie se marca os 164 mil votos: Delegado Wellington, Durães, Inspetora Deborah, Luana Ruiz, Marcos Pollon, Renée Venâncio, Rodolfo Nogueira, Sargento Betânia e Tio Trutis.

UNIÃO BRASIL

O União Brasil também sonha em eleger um deputado federal com a seguinte chapa: Coronel Villasanti, Dr. Flavio Renato, Giovana Sbaraini, João Lucas, Marcelo Miglioli, Michela Dutra, Neli, Sindoley Morais e Zé Da Viola. Quem entende de eleição jura que a chapa ficará apenas no sonho.

PTB

O PTB com os candidatos Renata Lacerda, Adriana Melo, David Mendes, Delcídio Amaral, James, Kleyton Vigilante, Linda Graziela e Nilson da Marmoraria, também acredita que terá os votos necessários. A regra do ficar apenas no sonho se aplica também ao PSB, partido que não conseguiu nem mesmo juntar 9 candidatos para completar a chapa: Dagmar Carpezani, Lilian Fernandes, Maurício Lemes, Patrícia Palmieri e Ricardo Corneta.

CHAPAS EMBALADAS

Por outro lado, algumas chapas estão ‘embaladas’. A do Podemos aposta todas as fichas que levará um desses nomes para Brasília em 2023: Athayde Nery, Delegada Sidnéia, Dione Hashioka, Dr. Guto, Flávio Cabo Almi, Telma Minari, Vinicius Siqueira e Wilson Matos. Situação semelhante vive o PSD, que espera garantir pelo menos um novo mandato para o deputado federal Fábio Trad com a seguinte chapa: Adailton Lima, Chicão Vianna, Claudinha Maciel, Fábio Trad, Jameire Santos, Jorge Martinho, Junior Coringa, Léo Matos e Marluce Bueno.

Nota da redação:

Os dados dessa matéria foi contabilizado por um advogado eleitoral em Mato Grosso do Sul a pedido de algumas Executivas Regionais aponta que o partido precisará de 56.832 votos para eleger um deputado estadual e de 164.783 votos para eleger um federal. O cálculo levou em conta a estimativa que o Estado terá 1.363.958 de votos válidos para deputado estadual e 1.318.266 votos válidos para deputado federal. O quociente eleitoral de 2022 foi calculado com base nos votos válidos de 2018, quando o Mato Grosso do Sul registrou 1.283.007 de votos para deputado estadual e 1.240.027 de votos para deputado federal, restando um quociente de 53.459 votos para estadual e de 155.003 votos para federal.

Com informações Marcos Santos (Coluna Malagueta)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.