Antes do glamour das passarelas, há muito trabalho técnico envolvido na criação de cada peça de roupa
Sabendo das necessidades da indústria do vestuário, o Senai inaugurou a programação da 1ª Semana de Moda Autoral de MS com a realização da oficina de Ficha Técnica.
As aulas foram oferecidas na segunda dia (17) e terça-feira dia (18), na Faculdade Senai de Campo Grande.
A instrutora do Senai, Jéssica Vilela, explica que a oficina apresenta conceitos de um processo industrial, porém que é essencial para qualquer tipo de criador.
“Muitos não têm acesso a como produzir esse recurso de maneira correta. Além disso, estamos participando de forma a incentivar tantos criados como empresários a buscar por essa capacitação”, explicou.
Segundo a instrutora da oficina Luane Sales a produção de ficha técnica é essencial para dar credibilidade ao produto e ajudar a estima,r os custos.
“Geralmente, as pessoas começam a produzir e depois vão pensar em como organizar esse documento. Então, os alunos estão enxergando na ficha técnica uma oportunidade de fazer um produto padronizado, que mantém a qualidade, e que tem na sua formação o preço”, destacou.
Pedagoga de formação, Márcia Nunes Benevides resolveu há dois anos investir no mundo da moda com a produção de bolsas eco sustentáveis e procurou os cursos do Senai para se aperfeiçoar.
Iniciou o curso de costura industrial para dar os primeiros passos na carreira.
“Estou amando, pois estou tendo uma formação de qualidade, fundamental, com profissionais super qualificados. Na Semana da Moda, surgiu a oportunidade, e eu optei pela oficina de Ficha Técnica que é um conteúdo importante para ter essa visão geral da produção de uma peça de roupa de vestuário”, disse.
O figurinista e coordenador do evento, Anderson Bosh, destaca a importância da capacitação de mão de obra para existência do evento.
“Temos diversas atividades formativas durante a 1ª Semana de Moda de Mato Grosso do Sul. A parte formativa é de fundamental importância. Eu diria que dentro do evento, a importância dela é de 70%. É essencial formarmos e aprimorar para depois mostrar e visibilizar. Nós tivemos uma curadoria para esse desfile e estão eleitos aqueles que conseguiram cumprir com exigência de uma curadoria de moda para ser mostrada para o Brasil inteiro”, ressaltou.
A 1º Semana de Moda Autoral de Mato Grosso Sul começou oficialmente ontem, quarta-feira dia (19) e segue até o próximo sábado (22/10), no Armazém Cultural da Esplanada Ferroviária de Campo Grande.
Assessoria de Comunicação Sistema FIEMS