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segunda-feira, 22 de julho de 2024

Veja milhares de páginas com detalhes de possível fraude nas inserções de rádio

Audiency lista os nomes das emissoras, as cidades e frequências em que funcionam, além dos horários, até os segundos, das propagandas

A denúncia feita pelo ministro Fábio Faria (Comunicações) com o esquema que resultou em profundo desequilíbrio de forças na campanha eleitoral presidencial neste 2º turno está acompanhada de, literalmente, milhares de páginas (links no final da matéria) e um detalhado relatório da empresa Audiency.

Nos documentos, a empresa de auditoria lista não apenas quantas rádios burlaram a regra que prevê exposição igualitária a ambos os candidatos.

A auditoria expõe o quão falho é o controle do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Nordeste, por exemplo, a Audiency verificou 1.122 emissoras e apenas 37 (3,3%) cumpriram o que determina a legislação eleitoral, com a mesma quantidade de inserções entre os dias 7 e 14 de outubro.

A campanha do presidente Jair Bolsonaro teve mais inserções em 94 (8,38%) das emissoras e a campanha de Lula foi favorecida em 991 (88,32%) rádios pelo Nordeste.

A mesma situação se repetiu na região Norte, com 289 emissoras monitoradas e apenas 9 (3,11%) cumprindo a legislação, 26 (9%) com mais inserções de Jair Bolsonaro e 254 (87,89%) favorecendo Lula com maior número de propagandas.

Veja milhares de páginas com detalhes de possível fraude nas inserções de rádio
Veja milhares de páginas com detalhes de possível fraude nas inserções de rádio

Detalhamento minucioso

A Audiency é especializada nesse tipo de análise e forneceu não apenas a quantidade das emissoras, mas os nomes, as cidades e as frequências em que funcionam e os horários, até os segundos, em que as propagandas foram exibidas em cada uma delas.

Um dado curioso, que pode referendar a conclusão de que esse tipo de propaganda exerce muita influência sobre o eleitor é que Alagoas foi o único estado da região Nordeste em que Bolsonaro teve mais inserções que Lula, 3.347 a 3.312 e, coincidência ou não, foi o estado onde a votação foi mais apertada no 1º turno (Lula 56,05% x 36,05% Bolsonaro).

Desequilíbrio em números

Ao analisarmos as 20 rádios com maior número de inserções percebe-se a disparidade, especialmente no município baiano de Jeremoabo, que teve 859 propagandas de Lula exibidas em apenas uma semana, mais de 120 por dia.

Confira abaixo, a quantidade de inserções que cada campanha teve, estado por estado, na primeira semana do segundo turno

Alagoas
PL – 3.347
PT – 3.312

Bahia
PL – 20.703
PT – 27.952

Ceará
PL – 15.981
PT – 17.195

Maranhão
PL – 3.706
PT – 4.420

Paraíba
PL – 8.904
PT – 9.634

Pernambuco
PL – 11.612
PT – 12.913

Piauí
PL – 2.886
PT – 2.935

Rio Grande do Norte
PL – 4.649
PT – 5.104

Sergipe
PL – 4.272
PT – 4.679

Clique nos links abaixo para acessar o detalhado relatório da Audiency.

Link 01

Link 02

Por Diário do Poder

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