40.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Números mostram que criminalidade diminuiu em Três Lagoas em comparação ao mesmo período do ano passado

Os números de vários crimes tiveram uma considerável queda em 2022 em relação ao mesmo período do ano passado na cidade de Três Lagoas. Os dados constam nas estatísticas divulgadas pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

O número de homicídios dolosos (aquele que tem a intenção de matar), é um exemplo de queda. Conforme a Sejusp, de janeiro a novembro de 2021, Três Lagoas registrou 19 óbitos e no mesmo período de 2022, o número caiu para 16 mortes.

Números mostram que criminalidade diminuiu em Três Lagoas em comparação ao mesmo período do ano passado

Os crimes contra a mulher também tiveram queda. De janeiro a novembro de 2021 foram três feminicídios em Três Lagoas e no mesmo período deste ano a Sejusp registrou uma morte a menos.

O número de violência doméstica diminuiu. De janeiro a novembro do ano passado foram 925 e agora a cidade de Três Lagoas registrou 816 casos em 2022. Os estupros tiveram queda, sendo que em 2021 foram 82 casos, caindo para 61 neste ano.

Os crimes de roubo também caíram em Três Lagoas. Ano passado, de janeiro a novembro foram 139 e neste ano a cidade registrou 118.

Números mostram que criminalidade diminuiu em Três Lagoas em comparação ao mesmo período do ano passado

Mas como nem tudo são flores, alguns crimes já tiveram um aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Um exemplo é a tentativa de homicídio. De janeiro a novembro de 2021, Três Lagoas registrou 13 casos. Já em 2022, o número saltou para 20.

O sucesso da queda dos números pode ser o trabalho integrado que as polícias de Três Lagoas têm realizado na cidade. Neste ano, as corporações receberam entregas de computadores, aparelhos celulares além de vários novos servidores para fortalecer as equipes.

Números mostram que criminalidade diminuiu em Três Lagoas em comparação ao mesmo período do ano passado

INTEGRAÇÃO

No último mês de agosto, o Secretário-adjunto de Segurança Pública do Estado, Coronel Ary Barbosa, visitou a cidade de Três Lagoas e conversou com a equipe do Perfil News. Na ocasião, ele destacou o trabalho realizado pelo Governador do Reinaldo Azambuja (PSDB), ressaltando que ele está tendo muita preocupação com a segurança pública de Mato Grosso do Sul. A autoridade explica que hoje, MS realiza uma integração entre as polícias, disponibilizando estrutura e equipamentos necessários para as corporações realizarem um trabalho de excelência.

“O nosso Governador foi muito feliz em algumas escolhas. Todas as secretarias são técnicas e sempre quando se coloca um técnico a frente da pasta, ele sabe qual é o problema enfrentado e qual é a solução. Nós nos reunimos e debatemos muito sobre os assuntos. São servidores instruídos, motivados, que querem construir e crescer. É sobre colocar pessoas certas nos locais certos”, disse o coronel Ary.

Números mostram que criminalidade diminuiu em Três Lagoas em comparação ao mesmo período do ano passado
Coronel Gil Alexandre – Comandante da CPA-2

O Comandante do CPA2 (Comando de Policiamento de Área), Coronel Gil Alexandre, também destacou a importância da integração entre as polícias, fator que ajuda a diminuir a criminalidade na cidade e em toda a região.

PRODUTIVIDADE

“Seguimos as diretrizes da Secretaria de Segurança Pública, mas também cabe a nós ter o dinamismo. Ter vontade de trabalhar, de fazer e crescer com a tropa busque produtividade. Hoje temos que fortalecer a segurança pública e nós já estamos fazendo isso. Queremos a Polícia Militar e o sistema de segurança pública como um todo bastante fortalecido”.

O Delegado Regional de Três Lagoas, Airton Pereira, explica que a união entre as polícias já tem gerado resultado nas ruas e comentou sobre a soma das forças policiais no município.

“É um caso de sucesso. As polícias civil e militar têm que trabalhar de maneira integrada, pois assim é bom para todo o mundo. Quando juntamos as nossas forças, nós somos quase invencíveis. Se a segurança de Três Lagoas está bem, fica bom para todos”.

Em 2022, a região de Três Lagoas recebeu seis novos delegados que chegaram para ajudar a combater a criminalidade. Os novos profissionais já estão ajudando não só na segurança de Três Lagoas, mas de todo o Bolsão agilizando o trabalho das polícias e facilitando as investigações.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.