O intuito do projeto é ensinar como usar o celular e o computador, ajudando na forma de socialização
A Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi vem inserindo o público idoso no mundo digital com o Projeto 60+, para que eles possam acompanhar o ritmo da evolução digital.
Dezembro marcou a formatura de algumas turmas nas unidades da Biblioteca Sesi. Confira um resumo das atividades:
Aral Moreira – A formatura da turma de alunos do Projeto 60+ foi marcada por uma revelação de amigo secreto com troca de presentes, além da entrega de certificados e lanche compartilhado.
“Só tenho a agradecer a vocês pelo que aprendi. No ano que vem quero fazer de novo e aprender mais”, disse a formanda Ramona Conceição Godoy, de 62 anos.
Aparecida do Taboado – Aprendendo a usar as redes sociais, como Tik Tok, Facebook e WhatsApp, os idosos foram ensinados a trocar a foto do perfil, a usar filtros dos aplicativos, como gravar vídeos, curtir, comentar e compartilhar publicações.
“A aula foi muito interessante, pois percebo, a cada dia, o interesse de cada aluno em aprender mais, a socialização, um ajudando o outro e compartilhando suas experiências”, declarou a monitora Elizângela Tábua da Silva Santos.
Em outra aula, os alunos aprenderam a usar o computador de mesa, onde todos acessaram seu e-mail e enviaram mensagens.
Também aprenderam noções básicas do teclado, para aprenderem a digitar.
Costa Rica – Os idosos efetuaram a leitura e exposição do conteúdo e das instruções para operareem computadores de mesa ou notebooks, após a leitura fizeram digitação de textos no Word para treinarem e pegarem prática.
Porto Murtinho – As monitoras realizaram uma leitura em voz alta para os alunos, explicando cada atividade proposta da apostila “Bê á Bá Inclusão Digital”.
Seguindo a atividade, eles aprenderam como baixar Instagram no celular, abrir uma conta, usar suas ferramentas e desfrutar do app.
Rio Negro – Com a presença do prefeito Cleidimar da Silva Camargo, equipe da Secretaria de Educação, Cultura Esporte e Lazer, representante do Sesi e grupo Melhor Idades, as monitoras na secretária de Assistência Social realizaram uma palestra para compartilhar informações sobre o projeto e pedir apoio para trabalhar com os participantes da Melhor Idade.
Sidrolândia – A primeira turma do Projeto 60+ se formou na Biblioteca Sesi, em um evento que contou com a presença do secretário municipal de educação e do gerente de gestão e negócios do Sesi, Arinson Todescato Menezes.
Foi realizada uma cerimônia com apresentação das imagens captadas durante o curso, com momento de agradecimentos e reflexão sobre a jornada e conquistas proporcionadas pelo projeto e depoimentos de formandos.
“Estou muito feliz, eu não sabia nada no celular, nem ligar, agora aprendi bastante coisa e quero continuar aprendendo. Obrigada por tudo”, agradeceu a formanda Fibriana Mendes.
Assessoria de Comunicação Sistema FIEMS