“O sucesso da educação em Três Lagoas é fruto de uma administração inclinada a atender as necessidades de todos”
Primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os maiores municípios de Mato Grosso do Sul em 2022, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas vem mostrando o seu potencial através do aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de facilitar o acesso da população a uma educação com equidade e qualidade social.
A Rede Municipal de Ensino (REME) teve 16.591 alunos regularmente matriculados em 2022 e a meta para o próximo ano é que este número ultrapasse a marca dos 17 mil.
O sucesso da educação em Três Lagoas é fruto de uma administração inclinada a atender as necessidades e os anseios dos bebês, crianças, adolescentes e adultos, fornecendo ao corpo docente o preparo e os meios para que este trabalho seja desenvolvido da melhor forma possível.
Confira algumas das principais ações desenvolvidas pela SEMEC, em 2022:
• Programa Lemann de Formação de Gestores Educacionais
O Programa é o resultado de uma parceria entre o Centro Lemann e a Prefeitura Municipal de Três Lagoas com duração de 360 horas, distribuídas em dois anos.
Programa este, que visa aprimorar a gestão com foco na governança pedagógica e, também, promover o melhor uso de dados para embasar as tomadas de decisão e favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento integral com equidade.
Foram convidados 1% dos municípios do país para participar do Programa de Formação, sendo que, no Estado de Mato Grosso do Sul, apenas o Município de Três Lagoas recebeu o convite.
A Jornada Pedagógica “Acolher, Educar e Transformar”, realizada no ano de 2022, teve como objetivo traçar percursos para a qualidade e a equidade no atendimento, nas aprendizagens e no desenvolvimento de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas.
Os encontros ofertados no formato on-line, tiveram como palestrantes a equipe técnica do departamento pedagógico, que por meio das temáticas abordadas, proporcionaram aos profissionais da REME, a oportunidade de aprimorar e enriquecer seu processo de formação continuada, corroborando assim para o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas.
A SEMEC desenvolveu, ao longo do ano, uma série de cursos de formação continuada com profissionais que são referência em educação, com o objetivo de fortalecer e sistematizar o ensino e a aprendizagem dos estudantes da REME em todos os seus níveis.
Para que isso fosse possível, ao longo do ano, todo o corpo docente passou por uma série de capacitações que vão desde participação em palestras especializadas de forma on-line e presencial até as formações realizadas nos sábados letivos para os coordenadores, professores e atendentes, que teve como objetivo refletir, socializar e aprofundar conhecimentos sobre os temas das formações, considerando que são pontos de partida do arranjo curricular da Educação.
O Programa Tempo Educativo com Jornada Ampliada (PROTEJA) foi implantando pela SEMEC no início do ano letivo de 2022 com o objetivo de dar prosseguimento às suas políticas inovadoras para a oferta de ensino integral no âmbito das Unidades Escolares do município de Três Lagoas/MS.
Atuando de forma a ofertar, em primeiro momento, o que se conceitua por educação integral para alunos com perfis previamente determinados, que incluem déficits cognitivos e/ou socioemocionais, o PROTEJA visa à equidade no ensino por meio de atividades artístico-culturais com estímulos humanizantes, que foram aplicadas primeiramente com foco nas modalidades de Teatro (projeto Educar Teatralizando) e Dança (Projeto Esperançar), além do acompanhamento do desempenho escolar, disciplinar, das relações sociais dos estudantes atendidos e de seus familiares.
Com o objetivo de recuperar alunos que estão com dificuldades de acompanhar a turma; oferecer oportunidades de aprendizagem que promovam continuadamente avanços escolares e diminuir o índice de evasão e de repetência, evitando o aumento da distorção idade/Ano na Rede Municipal de Ensino (REME).
O prefeito Angelo Guerreiro e a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Angela Brito, realizaram a entrega de 1100 notebooks que foram disponibilizados aos professores, especialistas em Educação, coordenadores pedagógicos, diretores e diretores-adjuntos em exercício nas Unidades de Ensino da Rede Municipal (REME), coordenadores de núcleos, técnicos do departamento pedagógico e gestores da SEMEC.
Esta foi uma etapa do Programa Aprendendo Mediado pelas Tecnologias (PROATEC) que prevê o uso deste recurso para contribuir no aprendizado dos estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino. Além da entrega de computadores, os beneficiados pelo programa recebem mensalmente, em 36 parcelas, o valor de R$ 70 para custear os gastos com internet.
O 3º Prêmio Professor (a) da Infância é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) / Diretoria Educacional Pedagógica de Três Lagoas.
O evento teve como objetivo reconhecer e valorizar os professores pela contribuição dada à melhoria da qualidade da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino, nas Unidades de Ensino que atendem bebês e/ou crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, por meio de projetos que oportunizam vivências significativas e demonstram articulação com necessidades de aprendizagens e o desenvolvimento dos bebês e das crianças.
O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e de escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.
O Projeto Previna é um projeto de política pública referente à prevenção da gravidez na adolescência e vem ao encontro de todos os aspectos referenciados acima, dando oportunidades aos adolescentes para lutar contra a falta de aconselhamento e perspectivas de futuro, conscientizá-los de seus aspectos biológicos e o motivo de seu existir no mundo e, neste sentido, fazendo-os pensar melhor em suas práticas sexuais de riscos e possíveis consequências.
• Projeto Escola Segura
O projeto teve o objetivo de orientar os profissionais de educação sobre primeiros socorros em parceria com o Núcleo de Atendimento Permanente em Saúde.
• Projeto Samuzinho
O projeto SAMUZINHO é uma inciativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vinculado ao Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) de Três Lagoas/MS. Surgiu devido à necessidade de esclarecer e orientar estudantes do ensino fundamental sobre o uso devido do serviço, uma vez que a conscientização favorece a diminuição de possíveis trotes.
Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Três Lagoas