22.3 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro de 2024

Em 2022, Saúde de TL ampliou atendimentos, melhorou infraestrutura e avançou em qualidade

A secretaria municipal de saúde acredita que o ano de 2022 foi importante para dar vazão aos atendimentos que tiveram que ser adiados na pandemia

Neste ano, graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19, que ocasionou a redução dos óbitos e da pressão sobre os sistemas de saúde, com o fim das medidas de restrição e a normalização dos atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca diversas ações para redução de demanda criada durante o período pandêmico, além da implementação de novos serviços.

A Diretoria de Vigilância em Saúde conduziu a implantação de novos projetos como o “Mutirão da Limpeza”, campanha que tem como objetivo exterminar locais que possam ser criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika), Flebótomo (Leishmaniose) e escorpiões. São disponibilizados locais apropriados para o descarte correto de lixo, materiais e resíduos, até o momento já foram recolhidas 521 caçambas, equivalente 1.823,5 toneladas de materiais.

Outros dois novos projetos inovadores na área de Vigilância foram relacionados aos animais, um dos projetos refere-se ao serviço de inserção de chip de identificação eletrônica de forma gratuita em cães e gatos atendidos no Castramóvel, o animal recebe um microchip inserido debaixo da pele que permite identificá-lo, pois, o dispositivo armazena um código numérico identificador único, semelhante a um RG do animal, sendo que até novembro, aproximadamente 600 animais já foram microchipados.

O outro projeto é o EncoleiraCão, iniciado em agosto de 2022, o projeto é realizado em parceria com o governo Estado de Mato Grosso do Sul e visa integrar um estudo que avaliará a efetividade das coleiras impregnadas com deltametrina no combate à leishmaniose canina. O Projeto EncoleiraCão está presente nos bairros Santa Júlia, Vila Alegre e Santa Rita e tem perspectivas para ser ampliado em 2023.

Na atenção especializada, entre os novos serviços destaca-se a oferta de Equoterapia. Três Lagoas é a primeira cidade do Estado que implantou o tratamento de equoterapia de forma totalmente gratuita, para ajudar no tratamento de pessoas com doenças neurológicas e com transtornos de neurodesenvolvimento, ao todo são oferecidas 40 vagas, para sessões duas vezes na semana, com duração de 30 minutos.

Outra necessidade dos munícipes que recebeu atenção especial foi a realização de mutirões de exames e cirurgias no ano de 2022.

Em razão da pandemia muitos desses procedimentos haviam sido suspensos, gerando uma demanda reprimida significativa, assim a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu ofertar 1.100 procedimentos entre ressonância magnética simples e tomografia computadorizada com o projeto Examina MS, 1200 procedimentos cirúrgicos por meio do programa Opera MS, 1.300 cirurgias residuais da contratualização com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, além de cirurgias de urologia, cirurgia geral, ginecologia e 600 procedimentos de Otorrinolaringologia como amigdalectomia, adenoidectomia, septoplastia e mastoidectomia.

Foram realizados ainda mutirões nas clínicas especializadas da rede municipal por meio de jornada extraordinária e posse de novos servidores para a oferta de consultas em psiquiatria, dermatologia, vascular, alergologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e realização de ECG e raio-x.

Um destaque importante deve ser dado ainda para a abertura de 10 leitos de UTI Neonatal em setembro de 2022, uma antiga demanda da população de Três Lagoas e região.

 Ainda na Atenção Especializada, as clínicas foram alvo de investimentos para abertura de novos serviços e ampliação de atendimento em especialidades já existentes. A Clínica da Criança recebeu investimentos para aquisição de equipamentos e insumos para a abertura da sala de atendimento multissensorial, esse serviço visa atender pacientes com transtornos de Neurodesenvolvimento. A Clínica recebeu ainda o aumento do número de servidores em seu quadro, ampliando a oferta de atendimento em psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

A Clínica da Mulher também contou com novas ações em 2020, graças à parceria com o governo do estado de Mato Grosso do Sul, foi instituído o Projeto Bem Nascer, onde foi ampliada a oferta de ultrassonografia e outras ações de melhoria do pré-natal e combate à mortalidade materno infantil.

A Atenção Primária também realiza ações do Projeto Bem Nascer, graças ao programa também a unidade saúde Santa Luzia também foi contemplada com aparelho de Ultrrassonografia para aprimoramento do pré-natal. Por meio de contrato próprio, a secretaria de saúde ampliou a oferta de ultrassom também para as unidades Vila Alegre, São Carlos e Miguel Nunes.

Em agosto de 2022 houve também a inauguração da Unidade Saúde Chácara Eldorado, que passou a ofertar atendimentos aos moradores do bairro Chácara Eldorado e região, como Chácara Imperial, Vila Verde, Violeta, Primavera e Jardim Progresso. A Unidade da Chácara Eldorado, conta com equipe de saúde da família, equipe de saúde bucal, atendimento farmacêutico, sala de vacinas, coletas de exames, acompanhamento de pré-natal, puericultura, planejamento familiar, além de outras ações de promoção à saúde e procedimentos. A média de consultas médicas ofertadas desde a sua inauguração é de 1.300 consultas por mês.

Outro serviço inaugurado em 2022, foi o consultório na Clínica do Idoso, ofertando assistência em saúde bucal e confecção de prótese dentária para o público da clínica. A rede de urgência também foi contemplada com serviço de saúde bucal, onde a população passou a ter oferta de atendimento em saúde bucal de urgência de segunda à sexta-feira das 07h às 22h e sábado, domingos e feriados das 07h às 19h, uma importante conquista para a saúde da população.

Com o retorno das aulas presenciais a SMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), deu continuidade ao Programa Saúde na Escola (PSE), que tem o intuito de promover a saúde das crianças que estudam na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (REME),  são desenvolvidas ações de Educação Alimentar Nutricional e antropometria para identificar os principais problemas que acometem os alunos e o levantamento do risco para o desenvolvimento de outras doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome metabólica, que estão aumentando de forma alarmante no público infantil.

A capacitação dos servidores e melhoria contínua dos processos de trabalho também recebeu destaque com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEPS. O NEPS realizou 292 ações em 2022 atingindo 8.945 participações, o núcleo apoio ainda a confecção de protocolos e fluxos que apoiam a organização dos serviços de saúde e padronização de rotinas assistenciais.

Além dos novos serviços e as ampliações descritas, o município realizou também concurso público em janeiro de 2022, dando posse até o momento a mais de 60 servidores de diversas carreiras na área da saúde.

A secretaria municipal de saúde acredita que o ano de 2022 foi importante para dar vazão aos atendimentos que tiveram que ser adiados na pandemia e com saldo positivo no número de serviços novos implementados.

Em 2022, Saúde de TL ampliou atendimentos, melhorou infraestrutura e avançou em qualidade
Em 2022, Saúde de TL ampliou atendimentos, melhorou infraestrutura e avançou em qualidade
Em 2022, Saúde de TL ampliou atendimentos, melhorou infraestrutura e avançou em qualidade
Em 2022, Saúde de TL ampliou atendimentos, melhorou infraestrutura e avançou em qualidade

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.