Com simuladores de realidade 3D, nova forma de aprendizagem torna a formação mais assertiva, segura e ainda colabora para acelerar o desenvolvimento profissional da equipe
Alinhada à pauta da Indústria 4.0, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está investindo em formas inovadoras de aprendizagem para colaboradores(as) da Unidade de Três Lagoas (MS).
Uma delas é a utilização de realidade virtual para treinamentos, inovação pioneira no setor e que utiliza simuladores 3D para o treinamento de profissionais – novos e/ou já atuantes na área.
Essa nova forma de aprendizagem foi implantada no segundo trimestre deste ano, em um projeto piloto que contemplou a capacitação profissional de 12 colaboradores(as) que integram a área de Secagem da Unidade.
A escolha por iniciar o projeto com esta equipe foi estratégica, uma vez que a área é considerada crucial para determinar a qualidade da celulose produzida na fábrica.
Nesta etapa, é realizada a secagem da polpa de celulose, que é transformada em folha, enfardada, exportada e, posteriormente, transformada em produtos essenciais para mais de 2 bilhões de pessoas.
“Por meio dessa tecnologia, conseguimos criar, em um ambiente virtual, desafios que estes colaboradores enfrentariam no dia a dia para melhor prepará-los. Conseguimos simular o setor que atuam, as máquinas das quais eles têm acesso e ainda possíveis falhas, desafios e problemas para que possam ser resolvidos sem impactar a produção da nossa unidade. Tudo isso em um ambiente seguro, permitindo que se sintam ainda mais preparados para uma tomada de decisão assertiva”, destaca Eduardo Ferraz, gerente Executivo Industrial da Unidade Três Lagoas.
Tecnologia avançada
A realidade virtual reproduz o ambiente no qual os colaboradores atuam, simulando uma série de situações que podem ocorrer na rotina de produção, além de apresentar instruções técnicas e decisões possíveis de serem tomadas pelos operadores em máquinas cortadeiras que, em tamanho real, possuem cerca de 10 metros de comprimento e 3 metros de altura.
A capacitação foi ministrada por dez colaboradores mais experientes do mesmo setor e contou com aproximadamente 150 horas/aula de duração.
O treinamento foi realizado na Sala de Capacitação da fábrica, espaço dedicado exclusivamente ao aprendizado de colaboradores.
Expansão para outros setores
O desafio da companhia é levar a nova forma de aprendizagem para outras áreas da unidade e até outras fábricas da empresa no Brasil.
“Na Suzano, temos o direcionador “Só é bom para nós se for bom para o mundo”, a partir da qual buscamos mostrar como produtos de fonte renovável, como a celulose, matéria-prima a partir de origem renovável e reciclável, são uma alternativa para um futuro melhor para todos. Sabemos do nosso papel como agente de transformação e estamos evoluindo cada vez mais no desenvolvimento de soluções inovadoras que possam alinhar alternativas sustentáveis e novas tecnologias”, finaliza Ferraz.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore.
Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel.
Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países.
Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos.
Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.