O cronograma da obra da maior planta de celulose do mundo avança dentro das expectativas, conforme mostra a 16ª edição do boletim do Projeto Cerrado
Irrigação inteligente
Os plantios de eucalipto que atenderão a nova fábrica da Suzano em Ribas do Pardo contam com sensores ópticos presentes em veículos dedicados à irrigação, tecnologia que proporciona o uso racional da água, otimizando o uso desse recurso natural tão precioso!
Além disso, os sensores permitem uma tomada de decisão mais inteligente e uma maior mecanização da Silvicultura, possibilitando o emprego de mão de obra mais especializada no campo.
Estoque reforçado no pátio
Para acomodar as toras de eucalipto que serão colhidas, a nova fábrica da Suzano contará com um super Pátio de Madeiras!
A estrutura terá a área de 210 mil m², equivalente a 19 estádios de futebol padrão FIFA, desses mesmos onde são realizados os jogos da Copa do Catar em 2022.
O pátio terá capacidade para estocar até 500 mil m³ de madeira, o que daria para encher 500 milhões de caixas de água com capacidade para 1 mil litros.
VOCÊ SABIA?
Depois de pronto, o pátio em construção terá seis veículos circulando com gruas móveis, que parecem ter saído de um filme do Transformers. Os braços mecânicos, de 12,5 metros de altura, servem para manejar as toras e jogá-las no picador, para que sejam transformadas em pequenos pedaços, conhecidos como cavacos.
Amarelos como o herói, os guindastes têm mais que duas vezes o tamanho de Bumblebee. Caso existisse, segundo os criadores, o personagem teria “apenas” 5,1 metros de altura.
(*) RODRIGO ALMEIDA – Assessor de Imprensa l Projeto Cerrado