A morte vários peixes na Cascalheiras de Três Lagoas ainda é mistério até no final desta sexta-feira (20), em Três Lagoas
Uma denúncia chegou até a Redação do Perfil News e mostra cardumes mortos no local.
A equipe de reportagem entrou em contato com várias autoridades, mas ainda segue sem a informação sobre o que de fato aconteceu.
A CTG Brasil é detentora da Usina Hidrelétrica de Jupiá, que está situada sobre o Rio Paraná, na intersecção com o rio Sucuriú, no ponto chamado Jupiá, entre as cidades de Três Lagoas e Castilho.
Para o Perfil News, a empresa disse que a operação da Usina não tem envolvimento com as mortes dos peixes e ressaltou ainda que tem compromisso com o meio ambiente.
POSIÇÃO DA CTG BRASIL
“A Rio Paraná, concessionária da UHE Jupiá, informa que a Usina está operando conforme a coordenação e determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a legislação ambiental brasileira, e que não foi identificada mortandade de peixes relacionada à operação da Usina. Ressalta, ainda, que realiza periodicamente monitoramentos da água e da oxigenação da fauna nas regiões de atuação, sempre em conformidade com os processos de licenciamento ambiental. A empresa reforça seu compromisso com o meio ambiente, com as comunidades onde atua e com o cumprimento das leis brasileiras”, diz a nota encaminhada ao Perfil News.
O QUE DIZ O SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE
A equipe de reportagem também entrou em contato com o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas, José Mauro De Grandi Junior. O chefe da pasta relatou que encaminhou uma equipe ao local para apurar os fatos.
Ainda segundo o Secretário, testemunhas informaram que há aproximadamente três anos o local teve o mesmo problema.
Conforme relatado, quando os vertedouros das barragens são abertos, parte da água tem muita pressão e o fundo do rio fica sem oxigênio.
O chefe da pasta ressalta que o fato não é uma confirmação, pois uma equipe da prefeitura foi ao local e levou oxímetro da água.
No lugar que os peixes foram encontrados mortos está tudo certo e segue.
O município aguarda um posicionamento da CTG, já que o licenciamento das hidroelétricas não é de competência da Prefeitura e sim do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
O Perfil News entrou em contato também com a PMA (Polícia Militar Ambiental).
O Capitão Rocha disse que uma equipe também estava indo ao local, mas até o fechamento desta matéria a equipe de reportagem ainda não tinha obtido respostas.
Denúncia recebida pelo Perfil News: https://www.perfilnews.com.br/da-noite-para-o-dia-cascalheira-se-torna-cemiterio-de-peixes-em-tres-lagoas/