36.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de novembro de 2024

Artesãos de Bataguassu participam de projeto voltado para inclusão produtiva e geração de renda

Para potencializar o artesanato em Bataguassu e oferecer o suporte necessário aos profissionais da categoria, desde a capacitação até o apoio na comercialização dos produtos, o Sebrae/MS em parceria com a empresa Suzano, realiza o projeto Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda, voltado para profissionais filiados à Associação dos Artesãos de Nova Porto XV – Distrito que fica à 30 quilômetros de distância do município.

Com a proposta de promover a inclusão produtiva e consolidar os profissionais por meio da geração de renda, a primeira ação do projeto foi uma palestra, realizada em janeiro deste ano, sobre Associativismo voltada para fortalecer o grupo e mostrar a importância do trabalho em conjunto. Ao todo, 40 artesãos serão atendidos com essa iniciativa, que é promovida no âmbito do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal.

Segundo a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori, o foco é proporcionar novas oportunidades aos artesãos, oferecendo condições para que o grupo possa trabalhar e garantir o sustento das famílias. “O programa visa fortalecer a produção artesanal e o reconhecimento desses profissionais que estão valorizando a cultura local. Essa atividade econômica é representativa e relevante, seja na produção ou na comercialização de produtos, e iremos atuar em conjunto para que essas pessoas possam agregar valor ao que fazem e gerar renda”, ressaltou.

Artesãos de Bataguassu participam de projeto voltado para inclusão produtiva e geração de renda
Foto Assecom Prefeitura de Bataguassu

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, Israel Batista Gabriel, a parceria com o Sebrae/MS vai ao encontro do ideal da empresa de transformação da vida. “Dentro da Suzano nós acreditamos que só é bom para nós se for bom para mundo, ao nos unirmos com o Sebrae/MS, conseguimos criar formas mais efetivas para gerar renda, qualificação e sustento para as famílias envolvidas, fortalecendo pequenos produtores para que eles possam trabalhar em conjunto, dando mais segurança e tranquilidade para valorização da produção”, enfatizou.

Para o presidente da Associação de Artesãos da Nova Porto XV, Jorge Alexandre da Silva, o projeto Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda vai contribuir para a profissionalização do trabalho. “Este projeto é uma oportunidade para nós artesãos, de ajustarmos nossa associação e de nos profissionalizarmos nossos artesanatos, aproveitando o conhecimento técnico disponibilizado pelo Sebrae e Prefeitura, pelo programa Cidade Empreendedora e o apoio da Suzano”, pontuou.

Além do fomento ao Associativismo, o projeto prevê, na segunda fase de implementação, a realização de oficinas de formação em design artesanal à distância e criação de novas coleções, além de reuniões de acompanhamento do processo produtivo e consultoria. Após esse trabalho, a intenção é desenvolver um catálogo comercial com fotos das peças dos artesãos e informações como a dimensão de cada produto, material utilizado para confecção e contato de quem o produziu.

Por fim, o projeto contará ainda com a fase de prospecção de mercado através de parcerias para a divulgação dos produtos, também será feita uma atuação para aproximar o grupo de empresas de referência na área, de modo a impulsionar a comercialização, além de buscar incentivo junto à Fundação de Cultura e auxiliar o grupo na participação em editais para que possam ser expositores em feiras de referência.

CIDADE EMPREENDEDORA

Mais informações sobre o Programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.