Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas, que trabalham no Posto Fixo da Cachoeira Branca, localizada nas proximidades da usina hidrelétrica São Domingos, no rio Verde em Água Clara (MS), onde é montado todos os anos durante a piracema para proteção dos cardumes no local, por ser um ponto de corredeira em que os cardumes ficam vulneráveis, autuou dois infratores por pesca predatória.
Conforme o boletim de ocorrência, os militares abordaram os pescadores neste último domingo (19), sendo dois campo-grandenses, um homem de 51 anos e outro de 48 anos, que estavam em uma lancha acima da barragem da usina e pescavam utilizando molinetes com varas no período proibido, porém, não tinham capturado nenhum pescado.
Segundo os pescadores, eles acharam que poderiam praticar a pesca esportiva na região que seria o lago da usina, pois isso é permitido no lado das usinas de Jupiá e Sérgio Motta, no rio Paraná, porém, a modalidade só é permitida nos lagos destas usinas, mas não para as que estão em rios de domínio do Estado de Mato Grosso do Sul.
A lancha com motor foi apreendida, bem como os materiais de pesca e os infratores foram autuados administrativamente e foram multados em R$ 4 mil cada um. Eles também responderão por crime ambiental de pesca predatória. A pena é de um a três anos de detenção e multa.
PETRECHOS APREENDIDOS
A equipe ainda retirou do rio e apreendeu 20 anzóis de galho (petrechos proibidos) armados. Os infratores proprietários dos materiais não foram encontrados. Os policiais continuam os trabalhos no rio.