18.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de julho de 2024

Temporal atinge Três Lagoas e prefeitura realiza força-tarefa para conter estragos na cidade

Choveu na madrugada que era esperado para o mês inteiro; vários bairros foram atingidos desabrigando algumas famílias que tiveram as suas casas invadidas pela água

O que se esperava de chuva para o mês inteiro praticamente choveu na madrugada desta sexta-feira (24), em Três Lagoas. Nesta manhã, a Prefeitura Municipal está realizando uma força-tarefa para ajudar as famílias que acabaram desabrigadas com o temporal de hoje.

Por conta disso, a equipe da Defesa Civil do município foi mobilizada e desde a madrugada está acompanhando a situação nos bairros mais atingidos pelas enxurradas. O coordenador Municipal do órgão, João Luiz, explica que as equipes da assistência social e de infraestrutura já estão percorrendo os bairros atingidos pelos estragos.

“As equipes estão nas ruas. Tivemos um temporal e choveu aproximadamente 50 milímetros em menos de 20 minutos. As famílias já estão sendo atendidas nesta manhã”, disse.

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Osmar Santos, a cidade teve vários pontos de alagamentos, sendo no Jardim Brasília, Osmar Dutra e Vila Haro. “Esses lugares foram os mais críticos e a gente já esteve presente nesta manhã. A Defesa Civil está bem atuante e vendo o que pode ser doados para as famílias atingidas. Estamos colocando equipes para realizar as limpezas nos bueiros que estão com muito lixo e algumas ruas que ficaram com grandes erosões”, explicou.

SISTEMA DE DRENAGEM

Não é novidade que fortes chuvas têm atingido todo o Brasil e causado estragos, principalmente pelo fato de ter uma grande precipitação em um curto período. O forte e rápido temporal é algo que excede a capacidade de escoamento do sistema de drenagem por isso, a água acabou invadindo casas na região da Rua João Dantas Filgueiras e Yamaguti Kankit, além de causar erosões e estragos em outras localidades.

ATENDIMENTO

Ainda de acordo com o Secretário Osmar, as equipes estão nas ruas desde às 2h da madrugada prestando apoio às regiões atingidas. “Estamos tratando, primeiro, as emergências, ligando piscinões para drenagem mais rápida da água, mas esse volume de chuva é muito maior do que o sistema foi dimensionado para atender e, infelizmente, isso ocorreu”, contou.

TEMPO NO ESTADO

A Defesa Civil também explica que a chuva que atingiu a cidade se formou primeiro na região de Santa Rita do Pardo e Bataguassu. “Importante destacar que encontramos muito lixo nas bocas dos bueiros, inclusive, retirei porta de guarda-roupa, papelão, saco plástico e outros itens que estavam impedindo o escoamento da água. Então, fica mais uma vez o alerta de não jogar lixo na rua”, explicou.

MAIS CHUVA EM PONTOS ISOLADOS DE MS

Diferente do que ocorreu em Três Lagoas, conforme informações a previsão é de tempo instável, com chuvas fracas e moderadas em pontos isolados no Estado. Mas existe possibilidade de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento principalmente nas regiões Sul e Leste.

Temporal atinge Três Lagoas e prefeitura realiza força-tarefa para conter estragos na cidade

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), as chuvas podem ocorrer preferencialmente durante o período da tarde, devido o transporte de umidade e aquecimento diurno. Os ventos atuam no quadrante norte, com valores entre 40 e 60 km por hora.

Em Campo Grande a temperatura varia entre 21°C e 28°C. Já em Dourados tem mínima de 20°C e máxima de 28°C. Para Corumbá, na região do Pantanal, a temperatura pode chegar a 31°C, com mínima de 23°C. Na região Norte, em Coxim, a máxima chega a 32°C e mínima fica em 22°C.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.