24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Prefeitura realiza mutirões de limpeza em combate ao mosquito Aedes Aegypt em Bataguassu

A partir de quinta-feira (9), a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inicia uma sequência de mutirões de limpeza em combate ao mosquito Aedes Aegypti. Trata-se do mutirão de combate à Dengue, mobilização municipal que ocorrerá a partir do dia 9 de março.

Conforme a coordenadora municipal do setor de Vigilância em Saúde, Elayne Nunes, o objetivo da ação é reforçar na população a necessidade de um cuidado constante visando à eliminação de objetos (latas, pneus, garrafas, lonas, vasos de plantas, entre outros) que possam acumular água parada, evitando assim os focos do mosquito e as doenças transmitidas por ele.

“As chuvas estão sendo constantes e em grande volume, com isso, aumenta o índice de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, além do trabalho de rotina já desenvolvido pelos Agentes de Endemias, realizaremos o mutirão de limpeza”, comenta.

Conforme a programação, em Bataguassu, No dia 9 de março (quinta-feira), serão atendidos os bairros Acapulco, Santa Luzia, Recanto, Primavera, São Pedro e Novo Horizonte.

No dia 16 de março (quinta-feira), serão atendidos os bairros Santa Rosa, Solito e Real.

No dia 23 de março (quinta-feira), será atendido Centro.

No dia 30 de março (quinta-feira), serão atendidos os bairros Santa Maria, América 1,2 e 3.

No dia 6 de abril (quinta-feira), serão atendidos os bairros Campo Grande, Bongiovanni, São João e Santo Antônio.

No dia 13 de abril (quinta-feira), serão atendidos os bairros São Francisco, Vila Nova, Modelo 2.

No dia 20 de abril (quinta-feira), serão atendidos os bairros Modelos 1 e 3.

A atividade “Mutirão de limpeza” tem início a partir das 8 horas (horário de Brasília).

No Distrito de Nova Porto XV e Reta A1, o mutirão ocorrerá no dia 9 de março (quinta-feira), a partir das 8 horas (horário de Brasília), a atividade inicia na Avenida José Berro (lado esquerdo da rodovia 267) e começo da máquina de arroz, termino Rua Bela Vista (lado direito da rodovia).

No dia 16 de março (quinta-feira), será atendido começo Rua Arquile Piratelli e termino Rua João Batista de Lima.

No dia 23 de março (quinta-feira), será atendido começo da Rua Maura Ferreira da Silva e termino avenida 5 de setembro.

No dia 30 de março (quinta-feira), será atendido começo da Rua Projetada e termino da Rua Costa e Lima.

No dia 6 de abril (quinta-feira), será atendido começo da Rua Oracia de Lima e termino Rua Antônio Ferreira de Moraes.

Elayne explica que além da remoção dos objetos, durante o mutirão, que contarão com a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, os moradores receberão orientações dos profissionais a respeito dos cuidados necessários para diminuir a incidência de focos do Aedes.

É solicitado aos moradores que separem e coloquem em suas calçadas um dia antes do mutirão materiais inservíveis (bacias, pias, baldes, latas de tinta, vasos, latões, garrafas, pneus entre outros) que possam acumular água. Caminhões da Prefeitura passarão recolhendo os objetos.

“O combate à Dengue é uma tarefa conjunta em que tanto o Poder Público quanto a população precisam se unir. Contamos com a colaboração de todos”.

PREVENÇÃO

O setor de Vigilância em Saúde orienta a população a manter os cuidados permanentemente em seus domicílios como deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que possam acumular água; limpar calhas; tampar caixas d’água e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluído em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão.

SINTOMAS

A Dengue pode levar o paciente a óbito se não tratada adequadamente. Por isso, ao surgimento dos primeiros sintomas como febre, dor muscular, articular e de cabeça, ao redor dos olhos, enjoo, vômito e perda de apetite e paladar, os munícipes devem procurar a unidade de saúde mais próxima para atendimento.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.