31 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de julho de 2024

Acima dos 400 mm em fevereiro, Três Lagoas registra um dos maiores volumes de chuva do MS

Três Lagoas foi um dos municípios de Mato Grosso do Sul que registrou os maiores volumes de chuvas neste mês de fevereiro de 2023. Em compensação, cidades próximas como Santa Rita do Pardo e Água Clara ficaram abaixo da média histórica.

De 33 municípios de Mato Grosso do Sul analisados em fevereiro, apenas três tiveram chuvas abaixo da média histórica. No geral, houve redução em todo o Estado de registro de secas, ficando mais restrito à região oeste.

De acordo com boletim de monitoramento de secas do Cemtec/MS, houve redução nas secas em todo o Estado e, mesmo onde ainda há registros, há redução na intensidade das secas.

Como, por exemplo, nas regiões leste e oeste de Mato Grosso do Sul, onde ainda há registro de secas. Porém, com recuo na intensidade, passando de secas extremas para grave.

Dessa forma, segundo o Cemtec/MS, apenas Santa Rita do Pardo, Água Clara e Chapadão do Sul tiveram chuvas abaixo da média histórica em fevereiro.

Chuvas abundantes em MS

Boletim do Cemtec/MS mostra que em 33 município de Mato Grosso do Sul, as chuvas de fevereiro ficaram acima da média histórica. Sendo que em 13 destas cidades, o volume de chuvas em 28 dias passou dos 300 milímetros.

Ponta Porã registrou mais de 500 mm de chuva no mês de fevereiro, o resultado é 233% a mais que os 161 mm esperados para o período. A chuva deixou diversos prejuízos na cidade, avaliados em R$ 15 milhões, além de famílias desabrigadas. A prefeitura decretou emergência.

Mundo Novo, Três Lagoas e Amambai também registraram volumes gigantes de chuva, acima dos 400 mm em 28 dias. Outras nove cidades tiveram chuva entre 300 e 400 milímetros.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.