Atualmente aproximadamente 25 pessoas residem nos espaços onde funcionam o programa, sendo um em uma fazenda e outro dentro da cidade de Três Lagoas
Um projeto que funciona há aproximadamente 45 anos usa a experiência de quem já esteve do outro lado para dar ajuda e diminuir os danos dos usuários de drogas, em Três Lagoas. O Desafio Jovem Peniel é uma Comunidade Terapêutica de tratamento para dependentes de álcool e outros entorpecentes.
O Projeto oferece ajuda para quem tem necessidade de abandonar os vícios e liberar seu potencial no sentido de se tornar pleno e independente, capaz de realizar um projeto de vida construtivo, de aprender a estar bem consigo mesmo, dentro de sua família e atuando na sociedade, tornando-se protagonista da sua própria história, criando um estilo de vida saudável.
EIXOS DE PREVENÇÃO
O Desafio Jovem Peniel possui unidades na Região Sul, Sudeste, Centro-oeste, Nordeste e Norte do Brasil. O projeto desenvolve um trabalho nos eixos de prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social a dependentes de álcool, outras drogas, além de apoio às famílias dos mesmos.
O programa terapêutico desenvolvido na Comunidade Terapêutica Peniel é composta de metodologias que valorizam o desenvolvimento humano, individual e em grupo. O Desafio Jovem ajuda o paciente a desenvolver mecanismos que o conscientize relacionando sua vivência e problemáticas ao uso e abuso de substâncias psicoativas, embasada no modelo psicossocial e terá a finalidade de resgatar a cidadania dos residentes através da reabilitação física, emocional, espiritual e social.
DESAFIOS, CONQUISTAS E OBSTÁCULOS
Nestas mais de quatro décadas de história, muitos foram os desafios e obstáculos vencidos, além das conquistas alcançadas. Desse modo, o projeto permanece incansavelmente cumprindo a sua missão.
Conforme o diretor do projeto em Três Lagoas, o pastor Welington Antunes, hoje em torno de 25 pessoas residem nos espaços onde funcionam o programa, sendo um em uma fazenda e outro dentro da cidade de Três Lagoas.
São pessoas de todas as idades, porque as drogas não escolhem idade, assim como a morte. Em Três Lagoas, os internados ficam em uma fazenda, onde está localizada a casa masculina. As mulheres são internadas em uma casa, dentro da cidade. Todos os pacientes têm uma rotina diária. Eles recebem hospedagem, alimentação, estudos, atrações culturais e também possuem horário de lazer.
Trabalhando na mesma instituição há 25 anos e há sete a frente da Casa de Três Lagoas, Welington viu muitas conquistas devido ao projeto. Convivendo com a superação, o diretor destaca que ex- internos também ajudam o resgate de outras vidas realizando o trabalho.
“O pessoal que está na linha de frente são frutos do trabalho. Quase todos que prestam serviços nas Casas com os dependentes químicos são pessoas que já foram usuárias de drogas, mas que após largarem o vício, estão trabalhando. Alguns recebem, outros trabalham como uma forma de realizar uma doação e também de salvarem vidas”.
O Projeto oferece psicólogos, psicanalistas, mas adianta que é preciso muita força de vontade para abandonar o vício.
“De maneira geral, o primeiro quesito é que a pessoa queira abandonar o vício e se dispõe a esse tratamento. Nosso tratamento é regime de internação, que corta o uso da droga imediatamente”
DOAÇÕES
Vivendo exclusivamente de doações, o projeto, que também conta com o trabalho de vários pastores, é fruto da Igreja Batista Peniel e beneficia várias vidas que querem seguir em frente, mas deixando o vício para trás.
Toda doação, grande ou pequena, permite dar esperança a indivíduos e famílias. Ajude o projeto a iluminar o caminho: sua contribuição fará toda a diferença.
Para saber mais informações sobre o projeto de Três Lagoas, você pode estar entrando em contato pelo telefone (67) 3521-9591.
Se você deseja realizar uma doação, pode estar realizando pelo PIX: 16.630.030/0004-64 (CNPJ).
Para realizar uma doação de alimentos, roupas, “etc”, você pode estar indo presencialmente até a Rua David Alexandria, número: 3857. Bairro: Vila Alegre, Três Lagoas/MS.