O Museu Municipal inaugurou na quarta-feira, dia 19 de abril, o novo acervo da violeira Helena Meirelles através da mostra “Da Estrada Boiadeira ao Estrelato Artístico: Helena Meirelles, ícone da cultura sul-mato-grossense”.
Doado pelo sobrinho da artista, Mário Araújo, a exposição reúne painéis temáticos e fotos exibindo o histórico familiar e a trajetória artística da violeira. O evento se antecedeu as comemorações da 21ª Semana Nacional de Museus organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Durante a abertura, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) comentou sobre a importância da preservação da obra e memória da principal artista de renome nacional e internacional do município. “Hoje é um dia de alegria. O legado de Helena Meireles é muito importante para Bataguassu. Valorizar a sua obra é de grande importância. Agradeço o empenho de todos os que estiveram presentes neste ato inaugural”, comentou o prefeito.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Regina Duarte de Barros Dovale, lembrou dos esforços para a implantação do Museu Municipal. “O Museu Municipal foi uma conquista sonhada por muito tempo e que contou com a parceria de várias pessoa. Hoje realizando essa mostra queremos reconhecer esse talento de Helena Meirelles, a grande dama da viola além de preservarmos sua obra”, disse Regina.
A secretária agradeceu ainda ao prefeito pelos recentes investimentos realizados pela Prefeitura Municipal com a aquisição de traineis e cavaletes para atender a demanda do Museu.

A mostra “Da Estrada Boiadeira ao Estrelato Artístico: Helena Meirelles, ícone da cultura sul-mato-grossense” pode ser visita pela população de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas (horário de Brasília) e das 14 às 17 horas (horário de Brasília). A exposição será permanente.
Estiveram presentes no evento, o filho da violeira, Joaquim Ferreira e demais familiares; a gerente municipal de Cultura, professora Maria Aparecida Businaro Meira além de secretários municipais, servidores da educação e servidores do Museu Municipal “Helena Meirelles”.

FUNCIONAMENTO
Inaugurado em 2019, o Museu Municipal “Helena Meirelles” fica localizado na Rua Ribas do Rio Pardo, 376, Centro, próximo ao Fórum Municipal.
