A Prefeitura de Bataguassu apoiou a realização do Dia de Campo Projeto Rural Sustentável-Cerrado realizado no último sábado, dia 22 de abril, na Fazenda Ody (ao lado do P.A Santa Clara), pertencente ao produtor Aldo de Almeida Melo.
Com o tema “Preparo de silagem de capiaçu e conservação em silo bolsa”, o evento contou com a presença de mais de 75 participantes entre eles produtores (as), lideranças regionais, gestores públicos, técnicos e representantes de empresas regionais.
Os Dias de Campo do Projeto Rural Sustentável visam a troca de experiências entre produtores (as) rurais, técnicos (as) de assistência técnica e extensão rural; ATECs, organizações de produtores (as) e OSPs visando a promoção e disseminação da adoção de novas tecnologias produtivas.
Por meio do diálogo, os Dias de Campo representam o Projeto Rural Sustentável-Cerrado acontecendo na prática e proporcionam uma reflexão sobre a forma de produção e os possíveis caminhos de melhorias.
Na data, houve palestra com a zootecnista Thamara C. Bortolotto, técnica do Senar de Campo Grande.
Com relação ao projeto, o município de Bataguassu conta com 4 Unidades Demonstrativas e irá promover até o fim do projeto mais de 20 Dias de Campo nessas propriedades. Só na região, o projeto beneficia mais de 180 produtores cadastrados diretamente e outras centenas indiretamente.
O monitor local do projeto, Ernando Aguilar, responsável pela organização do evento enfatizou a importância da participação do Poder Público junto ao projeto. “O projeto veio para unir forças em prol de uma agricultura mais sustentável. Com esse apoio todos se sentem mais abraçados e fortalecidos”, disse ele.
Aguilar agradeceu ainda o apoio que sempre que a Prefeitura de Bataguassu presta através de do trabalho das Secretarias Municipais.
O prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que não pode comparecer ao evento foi representado pelo secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, João Carlos Kotai, que parabenizou o Projeto Rural Sustentável Cerrado pela transformação na vida dos produtores no que diz respeito ao ganho de conhecimento. “Eventos como esse só quem ganha é o município. A Prefeitura está pronta pra atendê-los da melhor forma sempre tendo como base uma agricultura mais sustentável”.
O chefe de Divisão dos Assentamentos e Agricultura Familiar, Juliano Giorf, em sua fala, enfatizou a importância de os produtores participarem dos eventos. “Conhecimento nunca é demais e todos precisam buscá-lo através de eventos como esse”, finalizou.
Projeto
Financiado pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional, o PRS – Cerrado é resultado de parcerias que objetivam aumentar a renda e a produtividade de produtores e produtoras rurais do bioma Cerrado, sem agredir o meio ambiente. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto e a Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, é a responsável pela coordenação científica e apoio técnico.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 9-8212-9699. Há também os canais de atendimento do projeto pelo 0800 038 6616, e Whatsapp, pelo (61) 98413-9285. O contato pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas (horário de Brasília).