O roteiro do curta metragem ‘Che Tiempo Guaré’ é baseado na população de Amambai
Como forma de homenagear e valorizar a população da cidade de Amambai, onde nasceu e saiu em 1999 para assumir a função de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal 3ª Região, em São Paulo, Nery da Costa Júnior após lançar um livro, agora estreia o filme “Che Tiempo Guaré”.
Inspirado na obra homônima do autor Nery da Costa Jr. A avant Premiere do curta metragem “Che Tiempo Guaré” é um “aperitivo”, nas palavras do produtor André Alvez, uma vez que já está sendo produzido o longa-metragem, com estreia prevista para 2024.
O filme faz uma visita ao desenvolvimento da cidade de Amambai. Com influência fronteiriça e indígena, em confluência aos costumes, arte e política, desenha a memória da terra. Em uma releitura poética e histórica, faz um recorte do imaginário e infância do menino Nery e suas “histoestórias”.
NOITE DE AUTÓGRAFOS
A estreia em Campo Grande acontece neste próximo sábado (29), no Cinemark, localizado no Shopping Campo Grande, na Capital de Mato Grosso do Sul. Uma solenidade acontece às 19h, pouco antes da transmissão do curta metragem. A noite será terá encerramento com autógrafos de Nery que vai presencialmente ao local. No dia 8 de maio a estreia acontece na cidade de São Paulo.
Em 2020, o Desembargador Nery escreveu o livro que o curta foi baseado. O magistrado sempre teve o desejo de escrever e escolheu narrar histórias da região sul-mato-grossense para apresentar a importância do povo que já precisou enfrentar grandes dificuldades para sobrevivência.
PESQUISAS
O livro do desembargador federal, amambaiense tem 712 páginas, foi produzido em um período de três anos e meio. Para tal construção literária, primeiramente, o autor foi a campo lançando mão do trabalho de pesquisa das jornalistas Viviane Viaut Moreira e Vânia Galceran. Foram dezenas de entrevistas com personalidades icônicas da história do município de Amambai, muitas delas já falecidas e que são homenageadas ao final da obra.
Nery da Costa Júnior nasceu em Amambai, MS no dia 7 de agosto de 1960; é filho de Nery Cavalheiro da Costa e de Argemir Holsbach da Costa. Casado com Regiane Silveira da Costa; pai de Ítalo Sávio, Renan Luíni, Vítor Hugo e Ian Michel. Reside em São Paulo; “Che Tiempo Guaré” é seu primeiro livro publicado.
Antes de ingressar na magistratura, o Desembargador Nery foi advogado por 15 anos. Neste período foi Presidente da Subseção Amambai e Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul. Depois, ingressou no 5° Constitucional representando a OAB/MS e ocupou também o cargo de Vice-Presidente do TRF3 na gestão passada (2018-2020).