A capacitação é uma iniciativa que ajuda os bares e restaurantes a enxergarem a economia circular como uma oportunidade de ser mais eficientes
Após a pandemia, esta será a primeira ação nacional de educação sobre sustentabilidade, promovida pela Abrasel. O Programa Tempero Sustentável promove a importância do ESG no cotidiano dos empreendedores e acontece em parceria com a Coca-Cola.
A ideia é inspirar e apoiar o crescimento de pequenas empresas do varejo alimentício. A Coca-Cola Brasil apresentou ao mercado seu hub para capacitação dos microempreendedores, chamado “Coca-Cola dá um gás no seu negócio” e inicia uma nova etapa da plataforma com o Tempero Sustentável, que é um programa de capacitação gratuita e online em ESG, que em português significa Meio Ambiente, Social e Governança. O programa é uma parceria Abrasel, Coca-Cola e Sebrae.
O curso está disponível em uma nova página da plataforma chamada “Seu Negócio Sustentável”. Já aberto ao público, os vídeos apresentam linguagem para quem ainda não está familiarizado com o tema que a sigla ESG representa.
Para o presidente da Abrasel MS, Juliano Wertheimer, este programa traz uma grande oportunidade do pequeno empresário se inserir no contexto do ESG. “A sustentabilidade tem feito a diferença no mundo todo e essa parceria da Abrasel, Sebrae e Coca-Cola irá trazer essa ambientação para que o empreendedor possa inserir em seus negócios ações de ESG, que pode e deve ser implementado em empresas de todos os tamanhos”.
Wertheimer ainda destacou que a implementação de ações de ESG nos empreendimentos poderão reduzir custos e melhorar a reputação da marca e da empresa. “É um tema que traz a gestão de resíduos, controle do desperdício de energia e de água, responsabilidade e transparência nas relações com funcionários, fornecedores e clientes. Enfim, uma capacitação que todo gestor deve aproveitar”.
A Coca-Cola está disponibilizando os vídeos https://cocacoladaumgasnoseunegocio.com/sustentabilidade/ e todos os participantes que concluírem o curso receberão um certificado assinado pela companhia e a Abrasel.
Essa capacitação é uma iniciativa que ajuda os bares e restaurantes a enxergarem a economia circular como uma oportunidade de ser mais eficientes e atender as demandas dos consumidores, mudando a realidade e fortalecendo o setor, especialmente após a pandemia.
“Os cursos foram desenvolvidos para apoiar de maneira efetiva quem empreende ou trabalha no setor, não só na compreensão dos conceitos, mas na aplicação prática dos mesmos”, avalia o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
Com informações da Abrasel