Morador de Três Lagoas desde 2011, Marcos oferece aulas gratuitas a crianças e adolescente há três anos. Todas as segundas, terças e quartas-feiras, o professor tem um compromisso marcado com a criançada no Condomínio Cavaquinho
Como conseguir uma verdadeira transformação social com tanta desigualdade que presenciamos diariamente? Uma das respostas está na promoção do esporte, que é uma excelente alternativa para acabar com essas diferenças, especialmente nas regiões mais carentes.

A educação e o esporte são importantes ferramentas de transformação social. Criando oportunidades para os participantes de projetos modificarem a sua vida e, muitas vezes, a dos seus familiares também.
ROTINA NO CONDOMÍNIO CAVAQUINHO
Os pés descalços na grama, crianças e adolescentes reunidos. Parece o cenário de um dia de lazer, mas, na verdade, assim tem sido a rotina de 40 jovens carentes do condomínio Cavaquinho, em Três Lagoas.
Essa turma participa do projeto desenvolvido por Marcos Cunha, carinhosamente chamado de ‘Professor Borracha’. A ação foi criada com a finalidade de tirar das ruas crianças e adolescentes carentes e em situação de vulnerabilidade social.

É um trabalho de ‘formiguinha’, mas ao longo de quase três anos o professor e familiares dos alunos já estão percebendo melhoras nos jovens. Um trabalho que é resultado de muita dedicação e boa vontade Marcos está mudando a vida de dezenas de três-lagoenses.
Para esses meninos e meninas, o projeto disponibiliza três aulas gratuitas de capoeira semanais que acontecem no condomínio Cavaquinho. O professor tem uma academia no centro da cidade, mas disponibiliza parte de seu tempo para fazer a ação social e assim ajudar o próximo.
“No projeto eu tenho alunos de 3 a 16 anos. Não só ensinamos a capoeira, mas também valores familiares perdidos com o tempo. São pessoas que passaram a ter disciplina, respeito, educação, e essa evolução nos enche de orgulho”, comentou.

FORMAÇÃO DA CIDADANIA
Para Marcos, mais que um instrumento de promoção de saúde física e mental, o esporte pode ser usado como ferramenta de transformação e inclusão social. Embora os benefícios para o corpo e a mente sejam inegáveis, a prática esportiva vai além disso: promove interação social, possibilita formação da cidadania e, em muitos casos, pode ser a única alternativa para as pessoas mais afetadas socioeconomicamente. Daí a importância de se criar incentivos e projetos nesta área, tão importante para o desenvolvimento social de crianças e adolescentes que vivem em bairros periféricos ou em estado de vulnerabilidade social.

Com uma história de vida de superação, Marcos é prova viva que o esporte muda vidas. O professor nasceu no Estado de Minas Gerais. Devido a problemas familiares, ele foi separado dos irmãos e cresceu sozinho.
Marcos conheceu a capoeira em 1997. Oito anos depois ele começou a dar aulas e sempre esteve envolvido em projetos sociais. Mesmo com todos os obstáculos da vida, o professor conseguiu enxergar um refúgio no esporte para esquecer os problemas pessoais e ter meio social.
GRATIFICANTE
“Eu conseguia ter interação social e estar perto de pessoas que me faziam eu me sentir como se estivesse perto dos meus irmãos. O esporte ajuda os jovens a fugir de momentos ruins e a ficarem longe das ruas. É gratificante ver os pais me agradecendo dizendo que os filhos tiveram melhora no comportamento. Dou aula de capoeira por prazer”, destacou.

Morador de Três Lagoas desde 2011, Marcos oferece aulas gratuitas a crianças e adolescente há três anos. Todas as segundas, terças e quartas-feiras, o professor tem um compromisso marcado com a criançada no Condomínio Cavaquinho.
Além de fazer o trabalho voluntário, recentemente, o professor abriu uma academia, a Center Combate, localizada na Avenida Antônio Trajano. 430, no Centro de Três Lagoas que oferece aulas para pessoas de todas as idades.

“Tenho a minha academia que oferece aulas pagas aos alunos, mas sempre realizei trabalhos voluntários para quem não pode pagar. Acredito que o esporte muda vidas. A capoeira mudou a minha”.