Adão conta que ficou surpreso e que nunca ninguém tinha feito algo parecido por ele
O simples aos olhos de muitos pode até ser pouco, mas, na verdade, é exatamente o simples que pode mudar completamente o dia de alguém e ser a força para seguir confiante no melhor. Como por exemplo, o desejo por um churrasco, que para uns é banal, mas para Adão Pereira da Silva, de 56 anos, tem um gostinho diferente. O sabor é de vida.
Internado há mais de 90 dias no Hospital Unimed Campo Grande, em um dia o paciente comentou com os enfermeiros que o cuidam sobre a vontade de comer um churrasco e ver a neta, Sophia, de 8 anos, que até febre teve por sentir saudades dele. Mal sabia Adão que o singelo comentário seria levado “para frente”, já que a equipe há um bom tempo planejava realizar algo para ele. Desta forma, o time se uniu para realizar sua vontade no Dia do Desejo, projeto idealizado pela cooperativa para pacientes internados na unidade hospitalar.
“Eu tive uma escara (lesão resultante da pressão prolongada sobre a pele) e por este motivo precisei ficar internado. São muitos dias por aqui, mais de três meses, e receber algo como esse foi uma surpresa muito grande. Não imaginava tudo isso. Nunca ninguém tinha feito algo assim para mim e por mim, fiquei muito feliz”, comentou o paciente.
A esposa de Adão, Ramona da Silva Fernandes, 50 anos, acompanhou todo preparo da ação, mas nem imaginava a proporção. “No início achei que fosse brincadeira, mas quando vi fiquei muito surpresa e feliz, todos nós ficamos. O churrasco era algo que ele não comia há tanto tempo, ele amou demais”, disse.
“Por mais que estejamos em um ambiente hospitalar, todos daqui têm um carinho muito grande pelo Adão. Esse desejo realizado é a prova. Quando vou para minha casa vou tranquila, pois sei que ele está em boas mãos”, completou a esposa.
Sobre o tão esperado encontro entre Sophia e Adão, Ramona citou que até oferta de “acampar” no sofá recebeu. “A Sophia ficou muito emocionada, chorou quando viu o avô, era muita saudade. Na hora de ir embora ela me pediu para ficar, disse que dormiria tranquilamente no sofá. Ela é muito apegada a ele”.
O amor pelo avô e gratidão por cuidarem dele é tão grande, que a menina Sophia fez questão de fazer chaveiros para a equipe de enfermagem e vídeos agradecendo por toda atenção. Mais tranquila e muito feliz após o encontro, a pequena disse “fizemos as lembranças com muito amor e carinho. Muito obrigada por cuidarem dele e por deixarem acontecer a visita”.
Elias Oliveira Alves de Souza, técnico em enfermagem da cooperativa, está desde o início da internação cuidando, bem de perto, de Adão. Para ele, ter tido a oportunidade de proporcionar um momento como esse foi gratificante. “Foi algo incrível. Com esse gesto ele conseguiu se sentir por um instante em casa. Me emocionou muito ter visto a netinha dele, que ele tanto queria ver. Era perceptível o olhar dele de saudades e emoção”.
A enfermeira Isabella Menezes dos Santos também cuida de Adão desde o começo. Para ela, a chance de ofertar um momento de alegria ressignificou o sentido do cuidado. “Conseguimos promover um momento de alegria e bem-estar para o paciente e família. Visualizamos a individualidade dele e não somente a doença, pois lidamos diariamente com diversas histórias, zelamos pelo corpo, mas cuidar da alma faz toda a diferença. Para alguém de fora pode parecer pouco, mas para um paciente que está internado por tanto tempo é muito especial e marcante. Não há como realizar um atendimento humanizado sem nos colocarmos no lugar do outro”, finalizou.
Meio século de história
Já são cinco décadas de uma história escrita pelas mãos de médicos cooperados, colaboradores, clientes e pessoas que acreditam na Unimed Campo Grande. Esses 50 anos de existência, lutas e conquistas serão celebrados no dia 12 de maio, data em que é reforçada a trajetória do nascimento de um novo conceito em saúde para nosso estado.
Inúmeros desafios foram enfrentados, mas diversas conquistas foram alcançadas para que hoje a cooperativa médica chegasse à posição de maior plano de saúde de Mato Grosso do Sul. Desde a sua criação, em 1973, os propósitos da Unimed CG continuam sendo a busca constante por cuidado, crescimento e inovação, a fim de proporcionar a melhor assistência à saúde aos seus beneficiários e ser um porto seguro aos médicos cooperados, para que exerçam sua profissão com autonomia e, assim, continuem dialogando de forma democrática os rumos da saúde. Isto é a base do nosso cooperativismo, focado fundamentalmente no ser humano.
Comunicação Unimed Campo Grande