Ao tentar espantar um enxame de abelhas de dentro de casa, homem acaba ateando fogo em veículo no município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso
De acordo com o portal Minuto MT, ao tentar retirar as abelhas que estavam no telhado de sua casa, o homem e um grupo de amigos foram atacados por elas e ele acabou derrubando um objeto em chamas próximo ao veículo que pegou fogo na hora.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando chegou no local, as chamas já tinham tomado conta do veículo e o destruindo por completo.
O portal informou ainda, que o homem, dono da residência, teria ligado para o Corpo de Bombeiros para que retirassem as abelhas, mas como a ação não foi realizada devido ao horário, ele e uns amigos resolveram retirar as abelhas do telhado, quando foram atacados.
“A informação que chegou até nós é que eles usaram uma tocha. Pegaram um cabo de vassoura, enrolaram uma camiseta na ponta e colocaram fogo. Com o ataque das abelhas, saíram correndo e, provavelmente, uma tocha caiu da mão do proprietário da residência próximo ao veículo que pegou fogo”, informou o portal.
Não há informações sobre o valor estimado do prejuízo, mas circula um vídeo nas redes sociais mostrando o carro ainda em chamas. Veja a baixo:
Outro ataque
No início de fevereiro deste ano, o senhor José Silva, de 70 anos, foi vítima de um enxame em uma praça de Três Lagoas. De acordo com o filho de José, o idoso foi ferroado 500 vezes pelas abelhas.
O idoso foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas. Um militar socorreu a vítima utilizando uma roupa especial contra abelhas.
Dados de ataques
Segundo o Ministério da Saúde, de janeiro a abril deste ano de 2023, mais de 40 pessoas foram internadas no Brasil por ataques de abelhas, um aumento de 46% em relação ao mesmo período de 2002, um aumento de 46%.
Desses ataques, duas mortes foram registradas, uma no Mato Grosso do Sul e uma em Minas Gerais.
O que fazer em ataque de abelhas?
O Corpo de Bombeiros orienta que, ao se deparar com enxame, é importante não tentar matar as abelhas, já que elas liberam hormônios que atraem ainda mais insetos.
Caso não seja possível se proteger, a orientação é correr de forma desorientada, porque os insetos tendem a voar em linha reta.
Em casos de emergência, o ideal é ligar imediatamente para o telefone 193.