31.3 C
Três Lagoas
domingo, 21 de julho de 2024

Anvisa mantém no ar em suas redes sociais o alerta sobre vacina da Pfizer que pode causar a miocardite e a pericardite; entenda o caso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantém no ar em suas redes sociais um alerta sobre os possíveis efeitos colaterais da vacina da Pfizer contra a covid-19 que pode ocasionar a miocardite e a pericardite.

A matéria que trata do tema foi ocultada do site da Anvisa em 1º de julho de 2022, por conta do período de defeso eleitoral – medida prevista em lei desde 1997 para impedir que quem está no poder utilize a máquina pública de comunicação para fazer campanha –, mas voltou para o site em 8 de agosto do mesmo ano, a pedido da área técnica da agência.

Anvisa mantém no ar em suas redes sociais o alerta sobre vacina da Pfizer que pode causar a miocardite e a pericardite; entenda o caso

A miocardite é a inflamação do músculo cardíaco e a pericardite é a inflamação do revestimento externo do coração. Em ambos os casos, o sistema imunológico do organismo causa uma inflamação em resposta a uma infecção ou algum outro fator.

Os sintomas podem incluir dor no peito, falta de ar ou palpitações. Essas duas condições podem ocorrer como efeitos colaterais raros em pessoas que tomaram vacinas de RNA mensageiro (mRNA), como as da Pfizer e da Moderna.

Com isso, a Anvisa pede que quem tiver tais sintomas procure imediatamente um atendimento médico.

Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), disponíveis no site da Anvisa, até 31 de dezembro de 2022 foram administradas 501.573.962 doses de vacinas contra a covid-19 no país.

154 CASOS

Nesse período, foram notificados 154 casos de miocardite, definidos segundo critérios da Brighton Collaboration (rede global de pesquisa de segurança de vacinas sem fins lucrativos para profissionais de saúde), ocorridos após as vacinas. Isso corresponde a uma incidência de 3 a cada 1 milhão de doses aplicadas.

A Anvisa destaca, contudo, que a proteção da vacina contra a covid-19 supera o possível risco. A taxa de miocardite em pessoas acometidas pela covid-19 é de 30 casos por milhão para a população em geral.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.