Três Lagoas completa 108 anos nesta, quinta-feira, 15 de junho. Em comemoração ao aniversário da cidade, o Perfil News está publicando uma série de reportagens que contam um pouco sobre o município e seu desenvolvimento das últimas décadas. Um belo exemplo que deve ser recordado foi o lançamento da pedra fundamental da fábrica de celulose Eldorado Brasil que aconteceu há exatos 13 anos.
Na época, mais precisamente na manhã de uma terça-feira, do dia 15 de junho de 2010, acontecia o lançamento da pedra fundamental da maior fábrica de celulose em linha única do mundo. Foi um presentão para Três Lagoas, pelo fato que naquela ocasião comemorava os 95. A cidade já tinha traçado um futuro promissor no mundo das indústrias e após o início das operações da Eldorado Brasil, o município passou a liderar o ranking de exportação de Mato Grosso do Sul.
PRECUSOR
Três Lagoas foi o precursor em aderir ao projeto e o município disputou contra diversas cidades o direito de abrigar a maior fábrica de celulose do mundo e tornar-se, então, o que classificou de “Capital Mundial da Celulose”.
Além da importância econômica, a presença da empresa de celulose trouxe benefícios ambientais, pois o plantio de eucalipto e pinus ajudou a absorver o gás carbônico da atmosfera, a recuperar as matas ciliares e, assim, contribuir de forma efetiva com a preservação do meio ambiente.
A entrada do porte da Eldorado Brasil trouxe riqueza para o Estado e município e ajudou a formar mão de obra qualificada na região. Ao se tornar o maior polo mundial de celulose do mundo, Três Lagoas ultrapassou as fronteiras de Mato Grosso do Sul e do País com a exportação da celulose.
Durante a construção da fábrica foram criados de sete a oito mil empregos. Quando a unidade entrou em operação, gerou mais de 4 mil empregos diretos e milhares de indiretos. Com a maioria dos cargos sendo ocupados por pessoas da região, a renda da população local melhorou muito.
Dos 108 anos de Três Lagoas, o Perfil News acompanha todo o desenvolvimento industrial da cidade há pelo menos duas décadas. O jornal esteve presente nos lançamentos das pedras fundamental das indústrias de celulose que deram início ao desenvolvimento do processo industrial do município, transformando Três Lagoas no principal polo de produção de celulose.
Com a chegada da Eldorado, o crescimento de Três Lagoas não parou mais. Há duas décadas, o município ainda vivia da pecuária. A industrialização da cidade começou nos anos 90, com a chegada da empresa Mabel. O desenvolvimento só foi aumentando com a chegada das gigantes da celulose. Com as fábricas, o município começou a se transformar. A grande quantidade de vagas de emprego atraiu pessoas de todo o Brasil e até de outros países em busca de melhores condições de emprego.