23.9 C
Três Lagoas
sábado, 11 de janeiro de 2025

Pecuaristas de Nova Andradina e Batayporã amargam prejuízos com morte de gado provocada pela frente fria

Só no município de Batayporã a estimativa é de que morreram mais de mil cabeças

A onda de frio que chegou nos últimos dias deixou rastro de prejuízo em todo o estado de Mato Grosso do Sul com a morte de milhares de cabeças de gado. Na região do Vale do Ivinhema, principalmente nos municípios de Nova Andradina e Batayporã, o Nova News ouviu alguns pecuaristas e testemunhou relatos de vários deles afirmando terem perdido animais devido às baixas temperaturas.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais, moradores relatam as mortes de dezenas de animais na região do Assentamento Teijin, em Nova Andradina. Em Batayporã, também foram vários os depoimentos de pecuaristas afirmando a perda de bovinos pelo mesmo motivo.

De acordo com o médico veterinário Rafael Cantadori, um dos produtores rurais de Batayporã que também sofreu prejuízos com morte animais, o fenômeno se deu em virtude da frente fria aliada com a chuva e escassez de pastagem. “A queda brusca da temperatura, combinada com ventos frios e chuva pode extrapolar a capacidade dos animais produzirem calor corporal, levando à hipotermia e até à morte”, explica.

Pecuaristas de Nova Andradina e Batayporã amargam prejuízos com morte de gado provocada pela frente fria
Pecuaristas improvisam fogueiras para tentar mante o gado aquecido – Imagem: WhatsApp / Nova News

Rafael disse ainda que a maioria dos pecuaristas estão avaliando os prejuízos, pois muitos ainda não se deram conta de quantos animais perderam.

O Nova News apurou que não é possível confirmar um número exato de animais mortos, uma vez que boa parte dos pecuaristas não notifica a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (IAGRO).

Temendo perdas ainda maiores e pensando em amenizar o sofrimento dos animais, alguns pecuaristas têm feito fogueiras para aquecer o gado.

Mato Grosso do Sul

Segundo a imprensa estadual, no Mato Grosso do Sul, a frente fria que atingiu a região causou a morte de animais também em outras partes do Estado, principalmente no Pantanal.

Equipes da Iagro percorrem várias propriedades na tentativa de fazer um levantamento exato da quantidade de cabeças de gado que morreram por causa do frio.

Até o momento, os prejuízos provocados ao setor pecuário pela morte de animais em decorrência do frio em Mato Grosso do Sul são incalculáveis.

Nova News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.