Em uma força tarefa e de fé, os fiéis da Comunidade Nossa Senhora do Carmo, que faz parte da Paróquia Santo Antônio, realizarão no domingo, 23 de julho, a partir das 11h30, a 4º edição do Costelão, um almoço dançante com o intuito de arrecadar fundos para construir o prédio da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Três Lagoas.
Para participar do evento, que ocorrerá no Salão Paroquial, localizado na rua Alfredo Justino, 547, atrás da Catedral da cidade e que custa R$ 90 reais por pessoa, seus organizadores disponibilizam o número 3521-2290 para contato.
Atualmente as missas da comunidade, que não tem um prédio próprio, são celebradas na madeireira Nortão, localizada na avenida Filinto Muller, 2851, bairro Jardim Novo Aeroporto.
Em entrevista ao Portal Perfil News, o padre Rogério Fernandes Gomes, disse que, por a igreja não ter um prédio fixo, fica difícil atender os fiéis e realizar as missas.
“Esta é a razão pela qual todos os anos realizamos o Costelão, para angariar fundos para a construção de nosso templo”.
O padre explica,que o terreno onde será construído a igreja, uma área de 1.500m², localizado em frente da Segunda Lagoa, do lado ímpar do logradouro a 376 metros da esquina com a Rua Graça Aranha, Jardim Dourados, foi doado por um fiel que é devoto de Nossa Senhora do Carmo. “Além de realizarmos o Costelão, que está em sua 4º edição, durante a pandemia vendemos máscaras e o dinheiro da venda também foi para o caixa para a construção da igreja, bem como, os dízimos e ofertas estão sendo revertidos para a obra”.
O pároco revelou que, mesmo com os eventos sendo realizados, ainda não há uma data definida para o início das obras, uma vez que o prédio erguido custa um valor estimado de R$ 1.500,000,00 de reais.
“Não temos ainda como iniciar as obras, pois faz um ano que ganhamos o terreno e já começamos a nos mobilizar para a construção. Adiantamos toda a documentação e limpeza do terreno, pois a comunidade é pequena e se mantém apenas dos dízimos e das ofertas dos fiéis e essa construção demanda tempo e muito dinheiro”
Mas o padre revelou que a expectativa dele e dos fiéis é de que o início das obras seja em 2 anos e, em 5 anos, o prédio esteja concluído com capacidade para abrigar 270 fiéis.
“Atualmente a nossa dificuldade é angariar fundos, pois para tudo precisa de dinheiro. O terreno foi doado por um fiel devoto de Nossa Senhora do Carmo e a planta da igreja também foi doada por um engenheiro local”, disse o pároco.
`Já para a organização do Costelão, o padre concluiu que conta com mais ou menos 30 pessoas.
Fatos que vão ficar para a história da igreja:
No dia 19/06/22,foi apresentado à comunidade após a Santa Missa a entrega da escritura do terreno onde será construída a igreja.
No dia 16/07/22, data que é celebrado a Nossa Senhora do Monte Carmelo, o padre realizou uma carreata com os fiéis para abençoar o terreno.
Quem é Nossa Senhora do Carmo?
Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo é o título dado a Maria, Mãe de Jesus, honrando sua função como padroeira da Ordem dos Carmelitas, assim como testemunha o Cardeal Piazza: “O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual”.
A palavra Carmelo em hebraico: (“Carmo” significa vinha, portanto, “Vinha do Senhor”): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, onde o profeta Elias e o sucessor Eliseu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi prefigurada pelo primeiro num pequena nuvem (cf. l Rs 18,20-45).
Saiba mais sobre o padre
O padre Rogério Fernandes Gomes, tem 46 anos, e atua na Diocese de Três Lagoas.
Com 15 anos de sacerdócio, dos quais, 12, aqui na cidade (um período de 7 anos na igreja Nossa Senhora Aparecida) e depois teve uma missão em Campo Grande como vice-reitor do Seminário Maior de Teologia do Mato Grosso do Sul durante 3 anos.
Ao retornar a Três Lagoas, foi pároco na Igreja de Santa Luzia assumindo a função de reitor do Seminário Propedêutico São João Maria Vianney.
E em 2021, foi convidado pela Diocese da Catedral Sagrado Coração de Jesus a ser pároco da Paróquia Santo Antônio.
Por Jafter Guerra