24.3 C
Três Lagoas
sábado, 20 de julho de 2024

Estudantes da REME de Ribas participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Sob a liderança do Professor Carlos Damasceno, da Biblioteca SESI, 40 estudantes com idade entre 7 e 13 anos fizeram as provas e aguardam os resultados

Com o objetivo de identificar jovens talentosos que possam ser estimulados para as carreiras profissionais técnicas e científicas, 40 estudantes rio-pardenses – todos da Rede Municipal de Ensino (REME) – participaram este mês da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). As provas foram realizadas nos contêineres da Biblioteca SESI.

De acordo com o Professor Carlos Eduardo Fernandes Damasceno, que coordenou estes trabalhos em Ribas do Rio Pardo, a robótica chegou e vai ocupar cada vez mais espaços no dia a dia das pessoas. Atuando há dois anos na Biblioteca do Serviço Social da Indústria (SESI), o Professor de Educação Física Carlos Damasceno, que também é um entusiasta das novas tecnologias, resolveu inovar a inscrever 40 alunos da REME nas olimpíadas. “São 40 alunos que já fazem o curso de robótica para crianças na Biblioteca SESI”, disse Carlos Damasceno.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade teórica, aconteceu entre os dias 13 e 14 deste mês em todo o País com provas simultâneas em todos os municípios brasileiros que se inscreveram. “Esta é a primeira vez que uma atividade assim foi realizada em Ribas do Rio Pardo. A OBR ocorre desde 2007, nas modalidades prática e teórica e atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina, além de classificar equipes que participam da modalidade prática para a RoboCup – maior evento de robótica do mundo”, explicou o Professor Carlos Damasceno.

No ano de 2022, a OBR teve mais de 160 mil participantes diretos de todos os Estados Brasileiros com mais de 5.000 equipes competindo na modalidade prática. Já na modalidade teórica, que é a que os alunos que frequentam a biblioteca participaram, os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental.

Estudantes da REME de Ribas participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Sob o ponto de vista do professor Carlos Damasceno, a robótica é uma tecnologia emergente que tem se tornado um elemento praticamente quase que obrigatório nas escolas. “Essa temática – associada a robôs – mexe com o imaginário do jovem da atualidade e tem mostrado grande aceitação”, completou o Professor. A olimpíada, na modalidade teórica, é dividida em quatro níveis: nível 0, para alunos do 1º ano; nível 1, para alunos do 2º e 3º ano; nível 2, para alunos do 4º e 5º ano; e nível 3, para alunos 6º e 7º ano.

Os alunos concorrem a uma premiação, que é composta por medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares, pelo desempenho, o que é mais uma forma de incentivar a participação na OBR. O professor Carlos Damasceno reforçou, ainda, que haverá uma premiação para os alunos da Biblioteca Sesi pelo fato de os estudantes participarem dessa experiencia em um evento de nível nacional. “Próximo ano esperamos conseguir inscrever uma equipe para participar da modalidade prática”, prevê o Professor.

A biblioteca do SESI oferece o curso de robótica totalmente gratuito para alunos da REME rede pública de ensino que tenham de 7 a 13 anos, além de várias outras atividades. Os interessados podem procurar a Biblioteca do Sesi, que fica na Avenida Nelson Lyrio n. 2.372, das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.