Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (22),a Câmara Municipal de Três Lagoas outorgou Título de Cidadã (o) Três-Lagoense ao médico Gilson Barbosa Guimarães, ao professor doutor Guilherme Costa Garcia Tommaselli, a João Alves de Souza, aos ex-vereadores Maria da Silva Prates Oliveri (Bel do PT) e Olentino Garcia de Queiroz, assim como ao farmacêutico Osvaldo Dantas. Também foram entregues moções de congratulação e de reconhecimento.
O presidente da Câmara, Doutor Cassiano Maia, abriu a solenidade e recepcionou os presentes. “Temos grandes convidados para serem homenageados. Quando vi a lista, fiquei muito feliz e me senti na obrigação de estar presente e parabenizar a todos. Vocês estão aqui por causa dos seus serviços e ações. Só tenho a agradecer e parabenizar pelo que já fizeram pela nossa cidade”, afirmou.
Título de Cidadão
Por propositura da vereadora Marisa Rocha, o médico Gilson Barbosa Guimarães, natural de Uberlândia, passou a ser cidadão três-lagoense. Ele se mudou para Três Lagoas em 2013, quando ingressou no curso de medicina na UFMS. Concluiu estudos em meio à pandemia, atuou na linha de frente da crise sanitária e, em 2021, passou no concurso e ingressou como médico plantonista do SAMU. Ainda tem atuação no sistema prisional e na USF Santa Rita. Gilson discursou em nome dos homenageados da vereadora Marisa e ressaltou que os novos cidadãos têm “um compromisso aumentado com a comunidade” que os acolheu tão bem.
Desde 2011 morando em Três Lagoas, Guilherme Costa Garcia Tommaselli, recebeu o título proposto pela vereadora Evalda Reis. Ele foi professor nas faculdades Aems e, atualmente, é professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), onde criou o grupo de estudos afro-brasileiros e indígenas. Também atua nas dez edições da Semana de Consciência Negra no instituto, está à frente da luta política em favor do acesso das minorias ao IFMS e é ex-integrante do Conselho Municipal dos Negros.
Natural de Andradina, o farmacêutico Osvaldo Dantas mudou-se para Três Lagoas aos quatro anos. Estudou na cidade, trabalhou em farmácia e empreendeu, abrindo a sua própria empresa, em 94. Posteriormente, cursou a faculdade de Farmácia e, junto com a esposa, está à frente da Drogaria Avenida, há quase 30 anos. Ele recebeu o título de cidadão por proposição da vereadora Sirlene dos Santos Pereira.
Formado em Geografia e, posteriormente em Farmácia, pelas Faculdades Integradas da Adamantina, Olentino Garcia de Queiroz, foi vereador, delegado honorário do conselho de farmácia e atua, há quase 56 anos, no comércio farmacêutico em Três Lagoas. Ele mora na cidade desde 1968 e também foi homenageado pela vereadora Sirlene. Representando os homenageados da vereadora, agradeceu pela propositura. “É uma felicidade muito grande e muita gratidão. Agora, temos mais deveres do que direitos, agora aumentou nossa responsabilidade e dever de amar mais e servir melhor a nossa cidade”, opinou.
Sirlene também propôs o título de cidadão a João Alves de Souza. Nascido em Guaiçara/SP, sua família mudou-se para Três Lagoas logo após seu nascimento. Foi jogador de futebol nos clubes Jalense, Dom Bosco, Interlagos e Noroeste. Em 64 iniciou trabalho na barragem.
A ex-vereadora Maria da Silva Prates Oliveri, a Bel do PT, também recebeu o Título de Cidadã Três-Lagoense, por indicação da vereadora Marisa Rocha. Ela nasceu em Lins/SP, é formada em Serviço Social com especialização na área de educação. Ajudou a organizar pastoral da diocese de Três Lagoas, tem longa atuação na área social e educacional. Ela usou a tribuna em nome dos homenageados de Marisa. “Agradeço a presença de todos que estão aqui. Estamos recebendo o reconhecimento pelo trabalho, por estar a serviço da população”. Bel ainda ressaltou a necessidade de se refletir sobre o exemplo de vida que se dá.
Moção de Reconhecimento
A Casa ainda entregou duas Moções de Reconhecimento. Jurgen Zopff, nascido na Alemanha e naturalizado brasileiro, é conhecido como Jorge Alemão e mora em Três Lagoas há mais de 30 anos. Fazendeiro e corretor de imóveis, se notabilizou pela doação de 150 terrenos para implantação do bairro Vila Alegre. Ainda foi doador de áreas para a construção da primeira igreja católica do bairro, para o Senai e três lojas maçônicas do município. Foi deputado estadual e sempre participou de inúmeras obras sociais. Por esta história, Marisa Rocha o homenageou.
A vereadora ainda reconheceu os trabalhos da médica Régia da Silva Martins Tosta. Formada pela Unesp de Botucatu, atua em Três Lagoas desde 1983, tempo ainda difíceis para mulheres no mercado de trabalho. Porém, ao vencer barreiras e receber a confiança, construiu sólida carreira médica no município, desde o antigo Hospital Remo Massi, passando pela rede pública federal e municipal.
Moção de Congratulação
A equipe do Beta Pré-Vestibular recebeu moção de congratulação pelos relevantes serviços prestados na educação, preparando alunos para o vestibular. Criada em 2019 por jovens professores, a instituição enfrentou as dificuldades da pandemia, porém demonstrando crescimento e resultados, com ingresso de inúmeros alunos em cursos de relevância, como medicina, direito, entre outros. Daniela Leite Daniel recebeu a moção, representando a unidade escolar.
Elizéthe Aparecida da Silva, formada em Serviço Social e com pós em gestão educacional, ingressou na educação em 2002, na área rural, passando até à equipe técnica da Secretaria de Educação e educadora social, da Secretária de Assistência Social. Tem extenso currículo e reconhecimento no setor, motivo pela qual recebeu a congratulação proposta por Evalda Reis.
O delegado Felipe Cagliari da Rocha Soares também foi homenageado por Evalda. Formado em Direito nas Faculdades AEMS, em 2007, é pós-graduado em Direto Público e do Trabalho, coordenou o núcleo de prática jurídicas da AEMS, onde prestou apoio jurídico a pessoas carentes. Atuou por mais de dez anos na Câmara. Atualmente, é delegado em Selvíria. Está ligado à Delegacia Regional e atua como plantonista na DEPAC de Três Lagoas. Junto com sua equipe, implantou a sala lilás para melhor acolhimento de mulheres vítimas de violência social, na cidade de Selvíria.
Ele falou em nome dos homenageados de Evalda. “Hoje, estamos recebendo o reconhecimento de todo um trabalho e até de toda uma vida. Dá pra ver a alegria no rosto de quem confere e de quem recebe as homenagens”, disse.
Adriana Furlan, mãe de Eduardo, morto em um acidente de trânsito, agarrou-se ao amor da filha Manuela e, por meio da espiritualidade, resolveu transformar sua dor em amor, tendo iniciado um projeto social chamado “Eduardo Vive”, no qual ajuda crianças mais necessitadas com ações solidárias, em datas especiais. Ela ainda atua no movimento mundial, Mães de Anjos e, por este empenho em ajudar outras mães enlutadas e crianças carentes, recebeu moção proposta por Marisa Rocha.
A solenidade contou ainda com as seguintes presenças: vereador Negu Breno; de Claudia Ferraz, secretária de formação do PT; do segundo-tenente Luiz Roberto, representando o Tenente-coronel Ormay, do 2º Batalhão de Polícia Militar; do segundo-tenente Fábio Alexandre Ferreira, representando o Exército; Iara Neves, presidente do PT; Antônio Carlos Modesto, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais; do psicólogo Sidney Ferreira, do Ministério Público; e do delegado regional, Ailton Pereira de Freitas
O vereador Negu Breno usou a tribuna para parabenizar a todos, lembrando que uma homenagem recebida no Legislativo representa uma homenagem da sociedade.
A vereadora Evalda Reis agradeceu a todos pela presença e cumprimentou os homenageados pela oportunidade de reconhecer o que sempre fizeram pela comunidade. Ela ressaltou detalhes sobre a vida e história de cada um.
Sirlene dos Santos Pereira também destacou a trajetória de seus homenageados e estendeu os parabéns a todos. “São homenagens merecidas, são pessoas que deixam um legado de serviços sociais para nossa cidade”.
Marisa Rocha também trouxe mais informações sobre seus homenageados e frisou a admiração que tem por cada um, lembrando o bem que promovem. “Se vocês todos, incluindo os homenageados das minhas colegas vereadoras, estão aqui, hoje, é porque fazem o bem”, afirmou.
O evento foi aberto com apresentação da cantora Júlia Arantes, com a música Conquistando o Impossível.
Confira mais fotos na galeria de imagens: