Na noite desta quinta-feira (13), o ex-presidente Jair Bolsonaro, questionou as falas do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação do governo de Dilma Rousseff, Renato Janine Ribeiro, sobre a lisura das eleições de 2018, na qual ele foi conduzido à Presidência.
Em vídeo compartilhado em suas redes sociais, o político relembra o inquérito que apura se houve irregularidade no processo eleitoral daquele ano.
Veja a fala na íntegra do ex-presidente:
“Em evento no Palácio do Planalto, o senhor Renato Janine Ribeiro, presidente do SBPC e ex-ministro Dilma declarou, abre aspas: “Houve fraude eleitoral que levou ao poder quem jamais ganharia eleições limpas e livres”, referindo-se às eleições de 2018”.
“Lembro ao senhor Janine que em novembro de 2018, após a minha vitória, o TSE determinou que a Polícia Federal instaurasse um inquérito para, exatamente, apurar possíveis fraudes por ocasião das eleições daquele ano. Curiosamente esse inquérito até hoje está em aberto. E foi esse inquérito o qual, eu, explanei numa reunião com embaixadores que seria de base para que me tornasse inelegível”.
E continuou o Bolsonaro: “Lembro que todas as informações pedidas pela PF o TSE informou ainda no mês de novembro de 2018. O curioso disso tudo, porque esse inquérito não é fechado? Houve fraude ou não em 2018? E eu espero que por ser líder com a força como ele se diz ser, junto ao Presidente da república e o Ministro da Justiça, faça que esse inquérito seja concluído. E que essa dúvida se dissipe de vez. E vocês, vão ter uma surpresa”.
O ex-presidente disse ainda: “Eu só não falo sobre inquérito, porque deletei o carimbo desse jogo. Assista ao vídeo”. Nessa hora da live, Bolsonaro chama seus seguidores a assistirem a um vídeo em que o presidente do SBPC fala sobre o assunto no Palácio do Planalto.
Fala de Janine:
“E também lembro que agora que acabou, a assim chamada república de Curitiba golpista, sua vitória marcará a volta de Curitiba a República, aos valores republicanos. Os senhores serão defendidos por valores que defenderam, no âmbito do direito, naquele estado, a democracia contra a fraude eleitoral que levou o poder quem jamais ganharia as eleições livres e limpas”, disse sobre Bolsonaro, eleito em 2018.
Após divulgar o vídeo, Bolsonaro conclui sua fala: “Lembro que quem falou em fraude em 2018 foi o senhor Janine, com a palavra do Tribunal Superior Eleitoral”.