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Três Lagoas
sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Eduardo Riedel quer assumir a BR-262 e se reúne com Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa nesta segunda

O Governador Eduardo Riedel (PSDB), pretende delegar pelo menos duas rodovias que são de competência do Governo Federal ao Governo de Mato Grosso do Sul. Entre as BRs está a 262, no trecho entre as cidades de Três Lagoas e Campo Grande. O anúncio foi dito pelo tucano na manhã desta segunda-feira (31), durante a inauguração do novo terminal portuário multimodal, em Santos (SP).  

Riedel também adiantou com exclusividade ao Perfil News, que vai se reunir nesta noite com o Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Entre as reivindicações está a delegação das rodovias 262 e 267.

“Não é competência nossa, mas puxo a responsabilidade para mim. Estou conversando com o Governo Federal não só o investimento direto, mas a possibilidade de delegarem ao Estado as rodovias. As propostas estão abertas na mesa. Queremos fazer como fizemos com a BR-158. Desejamos realizar o mesmo com a BR-262 e também com a BR-267. Tenho uma reunião com o Rui Costa e essa é uma das reivindicações”, destacou o Governador Eduardo Riedel.

Eduardo Riedel quer assumir a BR-262 e se reúne com Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa nesta segunda

A BR-262, também conhecida como ‘rodovia da morte’ liga várias cidades de Mato Grosso do Sul, se tornou foco de acidentes no Estado. Segundo dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), só nos seis primeiros meses de 2023 foram registrados 60 acidentes no trecho da rodovia entre as cidades de Três Lagoas a Campo Grande.

A instalação de novas atividades econômicas na região — ligadas ao plantio de eucalipto e fábricas de celulose — influencia o aumento do fluxo de veículos e, consequentemente, o maior número de acidentes.

Com a instalação da nova fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, o fluxo de veículos na BR-262 teve um drástico aumento. Sem as obras necessárias, como a duplicação da rodovia, que há anos é debatida, os números de acidentes não param de crescer.

Há muitos anos a BR-262, que serve como principal trecho de transporte logístico, é alvo de reclamações dos motoristas pelos constantes riscos de acidentes.

Três Lagoas possui duas fábricas de celulose e mais uma está sendo instalada na cidade de Ribas do Rio Pardo. Segundo a PRF, o maior índice de acidentes está entre os dois municípios, onde o fluxo de veículos se intensificou devido à construção da nova indústria.

Quem passa pela ‘rodovia da morte’ todos os dias percebe o aumento no número de acidentes ainda mais de perto. O número de veículos e o fluxo de caminhões pesados mudou a rotina de quem trafega pelo local desde que uma empresa de fabricação de celulose se instalou no município.

Precariedade da rodovia faz mais vítimas

Além do aumento de veículos, a BR- 262 também é precária em vários trechos, o que facilita ainda mais o número de acidentes na rodovia. Várias obras são prometidas há anos. O assunto sempre é debatido, mas nada foi realizado, deixando a vida dos condutores em risco.

Inauguração do Porto de Santos

Com a presença de várias autoridades, nesta manhã de segunda-feira (31), foi inaugurado o maior e mais moderno terminal multimodal do Porto de Santos, que fica localizado no armazém 33, no Macuco. Entre os convidados estavam o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França. Além dos governadores, Eduardo Riedel e Tarcísio de Freitas, (SP), assim como o prefeito de Santos, Rogério Santos.

De acordo com nota distribuída pela assessoria da empresa, o terminal é o maior investimento da Eldorado desde a construção da fábrica, concluída em 2012, para fortalecer a posição da Eldorado como a mais eficiente produtora de celulose do mundo. Conforme a filosofia da empresa, “no grupo, não buscamos ser os maiores, mas sempre os melhores.”

O novo terminal eleva em cerca de três vezes a capacidade de expedição própria de celulose da Eldorado, para 3 milhões de toneladas por ano, além dos embarques de celulose em contêineres. A área total do novo terminal possui exatos 53 mil metros quadrados, com espaço de armazenagem para 150 mil toneladas de celulose e capacidade de receber cargas de caminhões e composições de trem (até 72 vagões) e realizar o embarque em até dois navios simultaneamente.

As obras começaram em janeiro de 2022 e geraram 500 empregos.  Com o início das operações da EBLog o salto no número de funcionários próprios para a operação saltou 41%, de 90 para 127 pessoas.

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