33.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Presidente da Petrobras deve visitar Três Lagoas para possível retomada das obras da UFN3 em Três Lagoas

O Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), disse que logo o Presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, deve visitar Três Lagoas, para possível retomada das obras da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III).

Na manhã desta segunda-feira (31), durante a inauguração do novo terminal portuário multimodal, em Santos (SP), Riedel disse com exclusividade ao Perfil News que a obra é uma questão importante para o governo e não só para o Mato Grosso do Sul, mas também para toda região Centro-Oeste.

O Governador também destacou que já realizou uma reunião com o Presidente da Petrobrás, que sinalizou de forma positiva a retomada do empreendimento que está paralisada desde 2014. Riedel também ressaltou o apoio da Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, para retomada da unidade em Três Lagoas.

“A UFN3 é uma questão central para o governo, não só para Mato Grosso do Sul, mas para todo o Centro-Oeste. A ministra Simone tem ajudando no projeto e o presidente da Petrobrás deve visitar a UFN3, Três Lagoas e o Estado. É um empreendimento que vai gerar emprego, renda e fertilizantes para nós”, disse Riedel.

A construção da UFN3 em Três Lagoas iniciou em 2011 e a obra foi paralisada em dezembro de 2014 com 81% de conclusão, após a Petrobras romper o contrato com o consórcio responsável pela obra. A estatal colocou a UFN3 à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no segmento de fertilizantes.

Em 2022, grupo russo Acron manifestou interesse na compra da fábrica. Negociações foram iniciadas, mas restaram fracassadas no final de abril porque o plano de negócios proposto pelo potencial comprador queria rebaixar a fábrica para uma indústria misturadora de fertilizantes, condição que não teve aprovação do Governo do Estado.

Inauguração Porto de Santos

Com a presença de várias autoridades, nesta manhã de segunda-feira, foi inaugurado o maior e mais moderno terminal multimodal do Porto de Santos, que fica localizado no armazém 33, no Macuco. Entre os convidados estavam o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França. Além dos governadores, Eduardo Riedel e Tarcísio de Freitas, (SP), assim como o prefeito de Santos, Rogério Santos.

De acordo com nota distribuída pela assessoria da empresa, o terminal é o maior investimento da Eldorado desde a construção da fábrica, concluída em 2012, para fortalecer a posição da Eldorado como a mais eficiente produtora de celulose do mundo. Conforme a filosofia da empresa, “no grupo, não buscamos ser os maiores, mas sempre os melhores.”

O novo terminal eleva em cerca de três vezes a capacidade de expedição própria de celulose da Eldorado, para 3 milhões de toneladas por ano, além dos embarques de celulose em contêineres. A área total do novo terminal possui exatos 53 mil metros quadrados, com espaço de armazenagem para 150 mil toneladas de celulose e capacidade de receber cargas de caminhões e composições de trem (até 72 vagões) e realizar o embarque em até dois navios simultaneamente.

As obras começaram em janeiro de 2022 e geraram 500 empregos. Com o início das operações da EBLog o salto no número de funcionários próprios para a operação saltou 41%, de 90 para 127 pessoas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.