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sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Aleitamento materno é tema de Emissão Postal Comemorativa    

Para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorado entre 1º e 7 de agosto, os Correios lançaram, nessa segunda-feira (31), a Emissão Postal Comemorativa Dia Mundial da Amamentação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O evento ocorreu em Brasília/DF, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), e contou com as presenças da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e da diretora Econômico-Financeiro, Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios, Maria do Carmo Lara Perpétuo, no ato, representando o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, entre outras autoridades do setor público de saúde.    

O conjunto de selos reforça a importância do aleitamento, reconhecendo-a como um ato vital para o bem-estar e desenvolvimento saudável dos bebês. O lançamento da emissão também ocorrerá nas capitais Aracaju/SE, Belo Horizonte/MG, Fortaleza/CE, Maceió/AL, Natal/RN, Porto Velho/RO, Recife/PE e Salvador/BA.     

A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, apresentou as peças da campanha e agradeceu o empenho de todos os estados para o seu sucesso. Ela ressaltou a importância do papel dos pais na amamentação, em especial em uma realidade em que ambos os genitores, a mãe e o pai, desempenham papéis profissionais. “Vamos trabalhar para que a poesia das mulheres que hoje estão presentes aqui, amamentando seus bebês, inspire toda a sociedade”. A ministra agradeceu a parceria dos Correios e destacou a importância das ações desempenhadas pela estatal para a divulgação da importância do aleitamento materno.   

Além de destacar as ações do governo federal em prol da amamentação, a diretora dos Correios, Maria do Carmo, ressaltou as iniciativas adotadas pelo presidente da estatal para incentivar o aleitamento materno. “Dentro da nossa empresa, o aleitamento materno é uma prioridade. Por isso, uma das primeiras ações do presidente Fabiano, ao assumir a liderança dos Correios, em fevereiro, foi determinar a retomada da licença-maternidade de seis meses. E outra medida que nossa gestão adotou em benefício do aleitamento materno foi estabelecer prioridade nos pedidos de transferência de empregadas que amamentam, de forma a possibilitar que trabalhem mais perto de suas residências”, afirmou.    

Além das ministras Nísia Trindade e Cida Gonçalves, participaram da obliteração do selo o representante da UNICEF/Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, e a representante da OPAS no Brasil, Socorro Gros Galiano.   

Prevenção e saúde – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação no seio materno é a forma mais saudável de alimentar o bebê, devendo iniciar na primeira hora de vida até os 6 meses, de forma exclusiva. Assim, o bebê recebe anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias, além de ter menor risco de asma, diabetes e obesidade. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da região facial da criança, auxiliando para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.   

Além dos benefícios para a saúde física e pleno desenvolvimento, o aleitamento materno também favorece o fortalecimento do vínculo emocional e de confiança e segurança entre mãe e filho. Sabe-se, ainda, que mulheres que amamentam tendem a ter menor risco de câncer de mama.   

Os Correios valorizam o amor e a dedicação presente nesse ato tão especial, e, por isso, é uma honra fazer parte desse movimento de conscientização.   

A campanha – O mês de Agosto é conhecido como Agosto Dourado por representar o incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Instituído pela Lei nº 13.435/2.017, o mês do aleitamento materno determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.    

Este ano, a campanha traz o tema “A melhor coisa para o bebê é mamar: garantir o direito à amamentação é responsabilidade de todos”. Proteção, promoção e apoio à amamentação são estratégias importantes em nível institucional e individual. Ações conjuntas e coordenadas para otimizar a alimentação infantil em tempos normais e em emergências é, portanto, essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas.   

O selo – Para ilustrar o tema, os selos estampam cenas de mulheres amamentando seus bebês. Os desenhos trazem, inicialmente, duas mensagens: a primeira é a representatividade das mulheres do Brasil – negras, indígenas, pardas e brancas. A outra são as diferentes posições para amamentação, indicando que toda a forma de amamentar é válida, desde que haja conforto e segurança para mãe e bebê. 

Reprodução

A arte traz cores suaves – azul, laranja e verde – e elementos delicados, buscando transmitir a ternura e a conexão profunda estabelecida nesse momento íntimo e especial. Além dos desenhos, a marca do UNICEF está inserida dentro dos três selos. A técnica usada foi ilustração digital.   

Formada por três selos, a Emissão Postal Comemorativa teve tiragem de 120 mil selos (40 mil de cada), com valor unitário de R$2,85 cada selo. O bloco estará disponível para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.

Reprodução

Carlos Alcanfor

Assessoria de Imprensa

Coordenação de Comunicação

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