Está previsto que o ministro Luís Roberto Barroso assuma a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF ) no dia 28 de setembro, afirmou nesta última quinta-feira (3) o site Metrópoles.
Segundo o site, a expectativa é que a data seja oficializada depois da eleição dele, ainda em agosto.
Barroso substituirá a ministra Rosa Weber, que completa 75 anos em 2 de outubro e se aposenta. A previsão inicial era de que Weber saísse do cargo ao completar a idade limite, mas a nova posse será antecipada.
Rosa Weber deve renunciar ao cargo assim que der posse a Barroso. Em seguida, ela ficará três dias como ministra e depois se aposentará.
O vice de Barroso na Corte será o ministro Edson Fachin.
A posse de Barroso como presidente do STF será um momento importante para a história do Brasil. Ele é um ministro respeitado e experiente, e sua liderança será fundamental para que o Tribunal continue a cumprir seu papel de guardião da Constituição.
Histórico
Ministro do STF desde 26 de junho de 2013, Barroso é natural da cidade de Vassouras (RJ). É doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de direito constitucional na mesma universidade. Autor de diversos livros sobre direito constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, ele também foi procurador do Rio de Janeiro.