Iniciando os jogos de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, três brasileiros entraram em campo na noite desta terça-feira (8). A bola rolou para Athletico-PR, Fluminense e Internacioanal, onde todos venceram os seus jogos, mas somente dois se classificaram.
Fluminense sofre, mas avança sobre o Argentinos Juniors
Iniciando a noite de Libertadores, o Fluminense recebeu o Argentinos Juniors no estádio do Maracanã. Em jogo extremamente truncado, o Tricolor das Laranjeiras sofria para furar o bloqueio argentino, que não permitia a construção de jogo da equipe brasileira; na segunda etapa, a tensão tomou conta de todo estádio, que viu o time visitante reclamar de dois pênaltis não marcados e de um cartão vermelho não aplicado para o volante André. Aos 41 do segundo tempo, Samuel Xavier acertou um belo chute e abriu o placar para a equipe carioca; 10 minutos depois, em contra-ataque, John Kennedy arrancou em velocidade e decretou a vitória por 2 a 0 do Tricolor das Laranjeiras, que avançou as quartas de final e espera o adversário que sai do confronto entre Olimpia e Flamengo.
Com sofrimento, Inter despacha o River Plate nos pênaltis
Com mais de 50 mil torcedores no estádio Beira-Rio, o Internacional protagonizou uma noite memorável na Copa Libertadores. Envolvente durante todo o jogo, o Colorado fez 2 a 0 na segunda etapa com gols de Mercado e Alan Patrick; porém, aos 45 minutos, o zagueiro Rojas apareceu livre na pequena área e marcou para o River Plate, levando a decisão para os pênaltis. Após 20 cobranças, coube ao goleiro Rochet converter a última penalidade e concretizar a vaga do Inter nas quartas de final da Libertadores; o Colorado agora enfrenta o Bolívar, da Bolívia, na próxima fase da competição sul-americana.
Athletico-PR busca igualdade, mas cai nos pênaltis para o Bolívar
Precisando reverter uma desvantagem de dois gols, o Athletico-PR recebeu o Bolívar na Ligga Arena. Partindo pra cima desde o início, o Furacão chegou ao primeiro gol com o experiente Fernandinho, cobrando pênalti; na metade final, foi a vez do garoto Vitor Roque balançar as redes e deixar tudo igual no placar agregado. Com o resultado, a classificação foi decidida na disputa por penalidades, onde o Bolívar levou a melhor após cobrança desperdiçada pelo zagueiro Thiago Heleno e carimbou a vaga para as quartas de final; na próxima fase, o time boliviano enfrentará o Internacional.
Rafael Bueno de Souza