21.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Apagão nacional atinge Mato Grosso do Sul e mais 24 estados brasileiros na manhã desta terça-feira

Por volta das 7h31 até às 10h, horário de Brasília, cerca de 25 das 27 unidades federativas brasileiras ficaram sem energia nesta terça-feira (15).

Dentre as unidades, o Mato Grosso do Sul, também foi um dos estados do país que sofreu com apagão.

De acordo com a Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia os estados atingidos foram: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins, exceto Roraima,.

Os órgãos informaram que houve uma falha às 8h31, mas ainda não divulgaram a causa do incidente (leia mais abaixo). Segundo o ministério, o fornecimento foi restabelecido no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No Mato Grosso do Sul, segundo o site Midiamax, seis cidades ficaram totalmente no escuro por cerca de 30 minutos. Outras 10 cidades do Estado tiveram impacto parcial no fornecimento de energia.

De acordo com a concessionária de energia responsável pelo fornecimento no Estado, as cidades que ficaram totalmente no escuro das 8h30 às 8h57 foram: Corumbá, Bodoquena, Itaquirai, Fátima do Ssul, Vicentina e Laguna Caarapã.

As cidades de Coxim, Aparecida do Taboado, Miranda, Dourados, Caarapó, Jardim e Rio Brilhante tiveram impacto parcial e as cidades de Eldorado, Ivinhema e Bonito tiveram falhas no fornecimento na área rural.

Veja a nota da concessionária de energia no Estado:

“A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. Entre as distribuidoras do Grupo, a Energisa Mato Grosso do Sul, Minas Rio, Sul-Sudeste e Paraíba tiveram o fornecimento de energia elétrica normalizado. Ainda em andamento, constam Energisa Rondônia, Acre, Tocantins, Mato Grosso e Sergipe”.

Apagão nacional

De acordo com o ONS, o apagão começou às 7h31 (horário de MS) e em dez minutos o sistema elétrico brasileiro teve queda de 25,9% do total. Cidades de todo os estados do Brasil registraram falta de luz.

Dados que medem o SIN do ONS mostram que o Brasil registrava 73.484,7 MW às 8h30 no horário de Brasília em trajetória de alta – exatamente como acontece todas as manhãs. Mas, no minuto seguinte, às 8h31, a carga do sistema cai repentinamente cerca de 7%.

A perda de carga contínua nos minutos seguintes até às 8h40, quando o sistema registra a menor carga do dia, de 54.383,7 MW.

As causa, segundo a ONS

Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste.

O g1, entretanto, registrou relatos de falta de energia também em Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos, dos 16 mil MW afetados”, informou o órgão.

Segundo o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi criado na manhã de hoje uma sala de situação e a apuração das causas do incidente.

Já para o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo, a causa do apagão deve ser operacional, pois não há um alerta pela seca, por exemplo, que pudesse impactar a produção e distribuição de energia.

“Apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão”, explica.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.