As vereadoras de Três Lagoas Charlene Bortoleto, Evalda Reis, Marisa Rocha, Sayuri Baez e Sirlene dos Santos Pereira, através da Procuradoria da Mulher, promoveram a solenidade de abertura do Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra mulher, na noite desta segunda-feira (14), no Plenário da Casa de Leis.
A iniciativa é apoiada pelos demais vereadores, sendo respaldada pela presidência da Casa de Leis e integrantes da Mesa Diretora.
Na oportunidade, ocorreu a entrega de moções, para representantes da rede de apoio, as mulheres vítimas de violência do município. São elas: cabo Selma de Souza, representando o Promuse (Programa Mulher Segura); Gisele da Silva Nascimento, representando o CRAM (Centro de referência de Atendimento à Mulher em situação de violência); e a Coordenadoria da Mulher; Dra. Letícia Mobis, da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher); e a Dra. Rita de Cássia Vendramini, representando a Defensoria Pública de Defesa da Mulher de Três Lagoas.
A ministra Simone Tebet, também se fez presente, através de um vídeo, gravado especificamente, para a ocasião.
A apresentação cultural ficou a cargo de Mônica Brasil, que interpretou louvores evangélicos.
Prestigiaram a solenidade, as seguintes autoridades: Maria Célia Santos Nunes, representando a secretária municipal de Educação e Cultura, Ângela Maria de Brito; Janda Penha Carvalo, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e a presidente da Rede, Ondina Fernandes de Almeida; Major Leandro Domingos, representando o comandante 5º GB Bombeiro, tenente-coronel, Fábio Merá de Assis; Lauro Augusto Santana, chefe do Promuse; Dr. Matheus de Palma, delegado adjunto DAM; Elaine de Araújo Gonçalves Freitas e representando da secretária municipal de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, Gisele da Silva Nascimento.
A solenidade de abertura também teve o objetivo de ofertar ao público presente uma palestra sobre conscientização sobre a temática Agosto Lilás.
A psicanalista Kaká Ribeiro discorreu sobre Wollying: bullying entre mulheres.
Ao iniciar a abordagem do assunto, a palestrante citou Portugal, onde já atuou profissionalmente. E, que ainda valida os direitos de homens, enquanto o Brasil, através da Lei Maria da Penha, está mais atualizado, fazendo muito diferença para as brasileiras, garantindo um índice bem menor de feminicídios.
Kaká ainda fez questão e citar os tipos de violência, praticadas contra a mulher.
Sobre o Wollying, ela citou dados de estudiosos de outros países, como Canadá, discorreu sobre o conceito em si, deu exemplos de práticas tão corriqueiras, entre mulheres, que ocorrem no dia a dia.
Finalizando, ela apresentou uma proposta para enfrentar o bullying entre mulheres, o projeto Abraço Feminino, já em fase de implementação em estados como SP e Paraná. De forma resumida, trata-se de uma iniciativa aonde mulheres apoiam e enaltecem mulheres.
A vereadora e procuradora da mulher, Evalda Reis, ao usar a Tribuna enalteceu o empenho e parceria com as colegas pela ação. Ela ainda ressaltou que é o momento de agradecer e de todos estarem de mãos dadas, contra a violência contra mulher, pois é uma responsabilidade de todos. Ela ainda destacou a realização de uma nova palestra, no dia 16 de agosto, com a delegada, Eva Maira Cogo da Silva.
A programação incluirá ainda uma passeata, no dia 16, pela manhã e uma aula de Defesa Pessoal, no dia 17 de agosto.
Por fim, o presidente da Câmara, Dr. Cassiano Maia, encerrou a solenidade, destacando a personalidade e ações de cada uma das colegas vereadoras.
Confira as fotos na galeria de imagens: