25.6 C
Três Lagoas
domingo, 13 de outubro de 2024

Agentes de Controle de Endemias fazem trabalho de educação em saúde pelos bairros de Ribas

O trabalho vem sendo realizado em cada bairro sob o controle da Direção da Vigilância Sanitária

Equipes de Agentes de Controle de Endemias, que pertencem ao setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), estão fazendo um trabalho de educação em saúde bairro por bairro, residência por residência. A Diretora de Vigilância Sanitária de Ribas do Rio Pardo, Divina Castro, explicou que as prevenções são contra a proliferação dos mosquitos Aedes Aegygpti e Lutzomyia longipalpis.

De acordo com Divina Castro, esses trabalhos são feitos ao final de cada ciclo, ou seja, primeiramente é feita a visita de verificação se há possibilidade de ação do mosquito Aedes Aegypti – que causa dengue, zika vírus e Chikungunya – e do mosquito Lutzomyia longipalpis, ou mosquito palha, que é o causador da Leishmaniose. Ao todo, 17 de Agentes de Controle de Endemias fizeram este trabalho nos bairros Boa Vista, São Joaquim e agora no São Sebastião.

Agentes de Controle de Endemias fazem trabalho de educação em saúde pelos bairros de Ribas
Reprodução

Mosquito Aedes Aegypti

O mosquito Aedes aegypti é mais atraído por cores específicas, como vermelho, laranja, ciano e preto. Os mosquitos combinam a visão com o olfato para voar em direção aos seus alvos. O Aedes Aegypti não gosta de muito de calor e, por isso, se esconde nas horas mais quentes do dia. O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metro de altura. Como ele pica principalmente do joelho até os pés, é importante passar bastante repelente nesta área do corpo nos horários em que mais ataca.

Os primeiros sinais aparecem de quatro a dez dias depois da picada do mosquito infectado. A doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal grave. O vírus é transmitido pela picada do mosquito da espécie Aedes que também é responsável pela transmissão da Chikungunya, Febre Amarela e Zika. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Como combater o mosquito Aedes Aegypti?

  • Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
  • Deixar as lixeiras bem tampadas.
  • Colocar areia nos pratos de plantas.
  • Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
  • Limpar as calhas.
  • Cobrir piscinas.
  • Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
  • Limpar a bandeja externa da geladeira.
Agentes de Controle de Endemias fazem trabalho de educação em saúde pelos bairros de Ribas
Reprodução

Como combater o mosquito da Leishmaniose?

As larvas do mosquito-palha, vetor da leishmaniose, se alimentam de matéria orgânica, como lixo doméstico (restos de comida), frutos apodrecidos, folhas de árvores, vegetais em decomposição e fezes de animais. O mosquito apresenta cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito palha, tatuquira, birigüi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha.

O mosquito-palha vive nas proximidades das residências, preferencialmente em lugares úmidos, mais escuros e com acúmulo de material orgânico. Ataca nas primeiras horas do dia ou ao entardecer. Coloque telas nas janelas e embale sempre o lixo e cuide bem da saúde do seu cão.

Não há vacina contra as leishmanioses humanas. As medidas mais utilizadas para a prevenção e o combate da doença se baseiam no controle de vetores e dos reservatórios, proteção individual, diagnóstico precoce e tratamento dos doentes, manejo ambiental e educação em saúde.

Como prevenir?

  • Usar de mosquiteiro com malha fina.
  • Telar de portas e janelas com malha fina.
  • Usar repelentes.
  • Não se expor nos horários de atividade do vetor (crepúsculo e noite)
Agentes de Controle de Endemias fazem trabalho de educação em saúde pelos bairros de Ribas
Reprodução

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.