Durante a 26ª sessão ordinária, realizada no dia 22 de agosto, os vereadores de Três Lagoas aprovaram três projetos de lei. São eles:
Projeto de lei nº. 37 de 26 de maio de 2023: “Institui o programa Pequenos Atletas”.
Projeto de lei nº. 46 de 14 de junho de 2023: “Institui no município de Três Lagoas “A Semana Do Hip Hop”.
Projeto de lei nº. 48 de 22 de junho de 2023: “estabelece o mês de prevenção, conscientização e combate à automutilação em crianças e adolescentes”.
Na Ordem do Dia, outros cinco projetos de lei foram encaminahdos para comissões permanentes, para emissão de parecer:
Projeto de lei nº. 52 de 29 de junho de 2023: “institui como política pública o programa de acompanhamento e assistência psicológica às mulheres mastectomizadas, no âmbito do município de Três Lagoas e dá outras providências”.
Projeto de lei nº. 56 de 30 de junho de 2023: “estabelece que os serviços de entrega de materiais, condimentos alimentícios e demais produtos adquiridos pelo poder público, tenham registro fotográfico na entrega e dá outras providências”.
Projeto de lei nº 85 de 11 de agosto de 2023: “proíbe a utilização de verba pública em eventos e serviços que promovam a sexualização de crianças e adolescentes no âmbito do município de Três Lagoas.”
Projeto de lei nº 86 de 16 de agosto de 2023: “fica facultativo aos shopping centers, hipermercados, ginásios, poliesportivos e estabelecimentos no âmbito do município de três lagoas, criar o espaço “sala do afeto” (calm zone), destinado a acolher crianças, adolescentes e adultos autistas, bem como seus acompanhantes, em momentos de crise de ansiedade e agitação.”
Projeto de lei nº 87 de 17 de agosto de 2023: “inclui no calendário de eventos de Três Lagoas o Festival Literário “professora Flora Thomé”, a ser realizado na primeira semana de maio de cada ano, e dá outras providências.”
O vereador Tonhão pediu vistas de outros dois projetos de lei:
Projeto de lei nº. 51 de 29 de junho de 2023: “institui o programa de incentivo à utilização da musicoterapia, como tratamento terapêutico complementar de pessoas com deficiência, síndromes e/ou Transtorno do Espectro Autista”.
Projeto de lei nº. 53 de 29 de junho de 2023: “dispõe sobre o programa servidor amigo do autista, que trata da capacitação técnica dos servidores do município de Três Lagoas no atendimento com o TEA (Transtorno do Espectro Autista)”.
Tribuna
Na sessão desta terça-feira (22), representantes do Conselho Interativo de Segurança Microrregional Leste do Mato Grosso do Sul usaram a Tribuna, para discorrer sobre a duplicação da BR-262.
Sueide Silva Torres afirmou que é um assunto que já vem sendo discutido há algum tempo. Lembrou de reuniões, nos nãos de 1985/1986, com o então governador, Wilson Barbosa Martins, para asfaltar o trecho até Três Lagoas.
“Talvez falte nos unirmos, para que nos dêem a atenção necessária”, frisou. Acrescentando que há um descaso e que é preciso que a estrada permita que possa se transitar com segurança, pois a estrada mata, sobretudo, devido a imprudência de alguns motoristas
Sueide citou o trecho de Três Lagoas a Santa Rita do Pardo, onde há terceiras faixas, que facilitam a ultrapassagem e ainda de Santa Rita a Campo Grande cujo limite de velocidade é 100km, por hora, condições que melhoram as condições de tráfego.
Ele ainda ressaltou que há necessidade de se recompor várias situações, para garantir mais segurança, pedimos o apoio de todos os vereadores.
Na sequência, também falou pelo Conselho, Dejair Martinez, que trouxe fotos das rodovias do estado, que dão acesso a municípios vizinhos de Três Lagoas, enfatizando, sobretudo, ao atropelamento de animais. Ele ainda frisou ainda mato alto, em muitos trechos.
Dejair ainda parabenizou o apoio dos vereadores a pauta, citando o vereador Dr. Issam Fares Júnior, que propôs a realização de uma audiência pública, no dia 24 de agosto, próxima quinta-feira, a partir das 18h.
Finalizando, ele afirmou que todos podemos fazer muito mais.