Está acontecendo em Três Lagoas a 11ª Semana de Celulose. Dada a crescente representatividade da cidade, no cenário mundial da indústria de celulose e papel, a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) promove o evento que segue até o dia 24 de agosto.
Destinada a traçar um panorama dos assuntos que despontam como mais relevantes aos segmentos que compõem esta indústria, a 11ª edição do evento reúne entre os participantes especialistas de diversas universidades e profissionais das grandes companhias presentes na região.
O Perfil News conversou com a coordenadora do evento e diretora da ABTCP, Viviane Nunes. Ela explica que a associação existe há mais de 50 anos e tem como foco a capacitação técnica e capacitação do setor de celulose e papel.
A ABTCP realiza o evento há 11 anos. Com a casa cheia e muita troca de informações, ela diz que a intenção do evento é levar capacitação e inovação para o setor de celulose e papel tanto para os colaboradores das fábricas como estudantes da região.
“Três Lagoas é conhecida como a Capital da celulose e agora com as novas indústrias vai aumentar ainda mais a capacidade de treinamento e inovação do setor e cada vez mais trazer mais eventos assim para Três Lagoas”, explicou.
Com palestras mais técnicas, 2023 leva palestras mais técnicas. Viviane explica que anualmente é formado um comitê técnico por especialistas do setor e por profissionais das fábricas que sediam o evento.
“Nós discutimos bastante para trazer o tema da produtividade da celulose e papel. O evento é técnico, mas também levamos o conhecimento de gestão de pessoas. Estamos com as vagas preenchidas, mas hoje teremos um evento na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para todo mundo que se interessar sobre o assunto pode estar acompanhando”.
No encontro, as empresas podem mostrar o tem feito no setor e o que poderá ser realizado nos próximos anos. O evento é direcionado a gerentes, supervisores, coordenadores, colaboradores, estudantes e pessoas interessadas.
Com o tema: ‘A evolução dos processos produtivos para atender as demandas de bioeconomia e digitalização’, todas as edições do evento sempre contaram com nomes renomados para palestrar sobre assuntos importantes do setor que não para de crescer no Brasil e no mundo.
Em 2023, temas como a digitalização combinada com inteligência artificial para melhoria e estabilidade da qualidade da água de processo, soluções sustentáveis na otimização do consumo energético no processo de secagem de papel e o desenvolvimento das tecnologias químicas que suportaram o avanço na produção de celulose estão sendo debatidos durante os três dias de encontro.
Diariamente os encontros estão começando cedo, por volta das 8h e vão se estendem até o final da tarde, às 17h.
Por ser um ambiente industrial, é importante lembrar os participantes para estarem portando esteja usando sapato fechado, calça e camisa de manga longa durante os três dias do evento e assim, seguindo todas as normas de segurança orientadas pela Eldorado.
A edição também conta com o apoio da Suzano, Eldorado Brasil, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Senai, Sylvamo e Aems (Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul).
Durante a conversa com o Perfil News, Viviane também adianta que no próximo mês de outubro, a ABTCP vai realizar um congresso internacional de celulose e papel. No encontro será lançada uma universidade setorial que tem objetivo de capacitar o setor com mais qualidade.