Com pessoas de todo o Brasil, a fábrica Eldorado Brasil, está sediando a 11ª Semana de Celulose e Papel. O encontro começou nesta terça-feira (22) e segue até quarta-feira (24) em Três Lagoas, mostrando a potência do setor com várias palestras.
Anfitrião do evento e diretor-geral da Eldorado Brasil, Marcelo Carvalho, abriu as portas da indústria para receber os ‘amigos da celulose’. Em uma conversa com o Perfil News, ele destaca a importância da troca de conhecimento.
“A troca de conhecimento é algo muito especial. Pessoas de várias empresas apresentam as suas experiências e conseguimos realizar essa troca de aprendizado”.
O evento é realizado pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), entidade que conta com mais de meio século de existência e que realiza anualmente o encontro direcionado a gerentes, supervisores, coordenadores, colaboradores, estudantes e pessoas interessadas.
Durante a conversa com o Perfil News, Marcelo também comentou sobre os avanços surpreendentes que a Eldorado Brasil está conseguindo alcançar. Considerada a ‘caçulinha’ das fábricas de celulose, a indústria mostra que não está par brincadeira e em apenas uma década de existência em Três Lagoas, conseguiu produzir o equivalente há 11 anos.
RECORDE
“Conseguimos bater um recorde. Temos uma boa produção com muitos projetos e era de se esperar que conseguiríamos alcançá-los. Oferecemos aos nossos acionistas um ano a mais de produção. Nossos colaboradores têm muita disposição e demonstra isso com os resultados’’.
Trabalhar em um ambiente agradável é fundamental para conseguir manter bons resultados. Na Eldorado, os funcionários literalmente ‘vestem a camisa’ da empresa, considerada uma segunda família por muitos colaboradores.
“Os nossos colaboradores conseguem sentir participação nos resultados da empresa. Nós conseguimos montar uma família e seguimos tentando realizar os objetivos”, destacou o gerente da Eldorado.
A 11ª edição da semana da celulose e papel reúne os participantes especialistas de diversas universidades e profissionais das grandes companhias presentes na região. O evento é Destinado a traçar um panorama dos assuntos que despontam como mais relevantes aos segmentos que compõem esta indústria.
EVOLUÇÃO
O encontro é voltado para que as empresas mostrem o que tem feito e os planos dos próximos anos. O evento é direcionado a gerentes, supervisores, coordenadores, colaboradores, estudantes e pessoas interessadas.
Com o tema: ‘A evolução dos processos produtivos para atender as demandas de bioeconomia e digitalização’, todas as edições do evento sempre contaram com nomes renomados para palestrar sobre assuntos importantes do setor que não para de crescer no Brasil e no mundo.
Em 2023, temas como a digitalização combinada com inteligência artificial para melhoria e estabilidade da qualidade da água de processo, soluções sustentáveis na otimização do consumo energético no processo de secagem de papel e o desenvolvimento das tecnologias químicas que suportaram o avanço na produção de celulose estão sendo debatidos durante os três dias de encontro.
Diariamente os encontros começam cedo, por volta das 8h e se estendem até o final da tarde, às 17h. Por ser um ambiente industrial, é importante lembrar os participantes para estarem portando esteja usando sapato fechado, calça e camisa de manga longa durante os três dias do evento e assim, seguindo todas as normas de segurança orientadas pela Eldorado.
A edição também conta com o apoio da Suzano, Eldorado Brasil, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Senai, Sylvamo e Aems (Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul).