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domingo, 19 de janeiro de 2025

Política da Petrobrás pode provocar colapso no agronegócio brasileiro

O setor do agronegócio brasileiro está em risco de colapsar já na safra 2023/2024, que se inicia neste mês de setembro, com o plantio de verão.

Os empresários dos TRR’s estão alertando o fato, devido a falta de óleo diesel para condução adequada das atividades rurais, provocada pela política equivocada da Empresa Petróleo Brasileiro (Petrobras).

Há dois meses aproximadamente que os produtores rurais vêm sofrendo dificuldades para conseguirem óleo diesel para a conclusão da colheita da safra de inverno e preparo do solo para a safra verão vindoura.

Além da dificuldade em conseguir o produto, óleo diesel S-10 e o S-500, os preços estão altos, causando ainda descapitalização dos produtores e redução drástica nos lucros dos TRR’s, que comercializam o importante insumo, transportando e distribuindo mais de 808 milhões de litros mensalmente.

São 611 empresas TRR’s responsáveis pelo carregamento nas distribuidoras e distribuição aos grandes consumidores como: produtores rurais, transportadoras e indústrias, que somam aproximadamente 320 mil clientes, o que impacta diretamente no campo e nas grandes cidades.

Para o Jovemsulnews, a maior distribuidora do Brasil, a Vibra, ex-Petrobrás Distribuidora alegou que atende normalmente seus clientes. Ocorre que se trata de postos abastecedores, bandeira BR, nas cidades e rodovias e não os TRR’s, que não possuem contrato de exclusividade, conhecidos como “bandeirados”.

Segundo nota do SindTRR, trata-se de uma crise sem precedentes de restrição no fornecimento de diesel, provocada pelo fornecimento das empresas responsáveis pelo suprimento. Desde o início da crise não tem poupado esforços para denunciar os fatos e buscar uma solução emergencial, junto a Petrobras, Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional do Petróleo, informou.

A Petróleo Brasileiro (Petrobras) está produzindo 70% do que é consumido em nosso País e a importação direta pelas distribuidoras está autorizada, porém esbarra-se no custo final do produto. Sendo assim, elas não estão adquirindo o combustível no exterior, o que provoca o desabastecimento interno no Brasil. É a busca antecipada, ou equivocada do Governo Federal em promover, a qualquer custo, a autossuficiência na extração, produção e distribuição de combustíveis fósseis no Brasil.

Além de prejudicar enormemente o agronegócio, esta política dos combustíveis que o Governo Brasileiro conduz, poderá impactar na inflação, já que as grandes transportadoras e indústrias, clientes TRR’s, deverão repassar o alto custo do combustível nos preços de seus fretes, e consequentemente reflete nas prateleiras dos supermercados.

O SindTRR informou ainda que enviou ofícios, informando o ocorrido e solicitando providências, para os seguintes órgãos: – Vice-Presidente da República – Petróleo Brasileiro (Petrobras) – Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) – Ministério de Minas e Energia – Ministério da Agricultura – Ministério da Economia – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – Ministério da Fazenda – Ministério da Justiça.

Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

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