Com investimento superior a R$ 15 milhões, nova unidade será a primeira da empresa produtora de embalagens metálicas fora do estado de São Paulo
São Paulo, 29 de agosto de 2023 – A Zempack, empresa da JBS Novos Negócios e uma das maiores produtoras de latas da América Latina, está finalizando as obras para instalação da sua nova unidade produtiva, localizada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Com investimento de mais de R$ 15 milhões, a filial será a primeira da empresa fora do estado de São Paulo, consolidando a ampliação da unidade de negócios. A expansão tem como foco aumentar a capacidade de produção da empresa para atender os mercados de alimentos e aerossóis, incluindo cosméticos e desodorantes.
“Faz bastante sentido que a expansão da nossa atuação para outros estados do Brasil comece justamente por Mato Grosso do Sul, pois sua posição privilegiada facilita a sinergia com os outros negócios da JBS. Temos a convicção de que a nova unidade será um importante polo gerador de renda para a região de Três Lagoas”, dizMarcelo Jorcovix, diretor da Zempack.
A nova unidade da Zempack, cuja inauguração ocorrerá no início do segundo semestre, será responsável pela geração de cerca de 120 empregos, entre diretos e indiretos. Atualmente, a JBS é responsável pela geração de mais de 14 mil empregos diretos no Mato Grosso do Sul, estado que reúne 17 unidades produtivas da Companhia.
“Esse investimento é estratégico e está em linha com o nosso plano de crescimento. A Zempack vem em uma trajetória de evolução constante, aumentando sua capacidade produtiva de maneira sustentada e se colocando entre os principais players do setor no país”, afirma Marcelo Jorcovix. “Há cerca de dois anos inauguramos a unidade de Guaiçara (SP), um investimento relevante que nos permitiu ampliar nossa atuação para o segmento de aerossóis”, completa.
Produção sustentável
A produção da Zempack utiliza o que há de mais moderno em produção de latas. Na linha alimentícia, as embalagens metálicas possuem o benefício de manter inalteradas as propriedades naturais do produto, protegendo os alimentos por mais de dois anos, mesmo sob eventuais condições adversas de clima, transporte e manuseio. Vale ainda destacar que todas embalagens produzidas pela Zempack são 100% recicláveis, além de serem leves e resistentes, apresentando alta qualidade e robustez.
A sustentabilidade permeia, de ponta a ponta, os processos de produção da empresa, que busca sempre as melhores práticas do mercado. Todo o ciclo de produção das embalagens de aço segue o sistema de logística reversa e 100% do material descartado no processo produtivo é destinado para unidades da JBS Ambiental, que o envia a siderúrgicas para novo aproveitamento como matéria-prima. A Zempack ainda integra o Acordo Setorial de Embalagens e o Programa Prolata, iniciativa da Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço), com atuação nas cinco regiões do país e que apoia cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 260 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS emprega mais de 143 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, e assumiu em março de 2021 o compromisso de se tornar Net Zero até 2040. Isso significa que a JBS vai zerar o balanço líquido das suas emissões de gases causadores do efeito estufa, reduzindo a intensidade das emissões diretas e indiretas e compensando toda a residual. A JBS foi a primeira empresa global do setor de proteína a estabelecer esse compromisso, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.
JBS – Diretoria de Comunicação Corporativa